O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM – www.ipam.org.br) é uma organização científica, não governamental, e sem fins lucrativos que há 28 anos trabalha pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia, de modo a gerar prosperidade econômica e justiça social, ao mesmo tempo conservar a integridade dos ecossistemas.
O IPAM abre inscrições para o processo de seleção para uma vaga de Analista de Pesquisa para atuar em Manaus em apoio às atividades de monitoramento e comunicação em Áreas Protegidas no Estado do Amazonas.
O IPAM, em colaboração estreita com a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira – COIAB e com o Conselho Nacional de Populações Extrativistas – CNS, realiza iniciativas de geração e gestão de informações de monitoramento e defesa territorial, ambiental e socioeconômica de povos indígenas, extrativistas e outras comunidades locais no Estado do Amazonas. Atuamos por meio do desenvolvimento e gestão colaborativos de ferramentas tecnológicas, incluindo o Sistema de Monitoramento e Observação da Amazônia Indígena – SOMAI (https://somai.org.br/), o aplicativo Alerta Clima Indígena – ACI, o Sistema de Monitoramento e Observação das Unidades de Conservação – SOMUC (http://somuc.org.br/) e o Portal Proteja (http://proteja.org), sendo esta última iniciativa multiatores que visa facilitar o engajamento da sociedade em ações de defesa, conservação e desenvolvimento sustentável das áreas protegida. Além do desenvolvimento tecnológico, nossas ações envolvem processos de fortalecimento e formação das comunidades na base, bem como ações de articulação de outros atores da sociedade civil e governo para a sensibilização, monitoramento e defesa de direitos e territórios.
Atribuições:
• Apoiar as equipes do IPAM do Núcleo Indígena e das iniciativas Proteja e SOMUC (doravante Equipe do IPAM) nas seguintes ações:
o Realização das atividades de engajamento das lideranças das terras indígenas e unidades de conservação, incluindo visitas a campo;
o Realização de eventos de monitoramento ou comunicação (reuniões, capacitações, entre outros) em Manaus ou outra localidade no interior do estado, como nas terras indígenas e unidades de conservação incluindo mobilização de indígenas, extrativistas e outros atores, organização e apoio logístico durante e depois do evento, registros do evento (incluindo lista de presença, fotografias, relato de resultados);
o Mobilização e apoio logístico para viabilizar a participação de indígenas, extrativistas e outros atores locais em eventos de monitoramento ou comunicação realizados fora do Estado do Amazonas.
• Atuar como representante local da Equipe do IPAM em apoio aos parceiros locais em projetos, incluindo COIAB, CNS, WCS-Brasil e Conexsus.
• Atuar como representante da Equipe do IPAM no engajamento, articulação e manutenção de relações institucionais com outros atores da sociedade civil, governo, movimentos sociais e setor privado.
• Apoiar a Equipe do IPAM na elaboração de relatórios e propostas, conforme demanda.
Formação:
• Ensino Superior Completo em Ciências Sociais, Ciências Biológicas e Ambientais, Comunicação Social (Jornalismo, Marketing, Publicidade e Propaganda) ou áreas afins.
• Desejável: Pós-Graduação em Ciências Sociais, Ciências Biológicas, ou Comunicação Social.
Requisitos da vaga:
• Residência em Manaus, AM.
• Experiência profissional comprovada em temas afins ao edital, junto a povos indígenas e/ou extrativistas.
• Afinidade com temas relacionados ao meio ambiente, povos indígenas e comunidades tradicionais na Amazônia.
• Conhecimentos em informática: pacote de aplicativos de escritório (Planilhas de cálculos, editor de textos e apresentações).
• Capacidade de gerenciar tarefas e cumprir prazos.
• Disponibilidade para viajar para o interior do estado ou para outras regiões do país.
Diferenciais (em ordem de relevância):
• Pessoas indígenas ou de comunidade tradicional, pessoas negras, pessoas LGBTQIA+ e pessoas com deficiência, com diferencial adicional para pessoas nascidas no Amazonas.
• Experiência comprovada de trabalho junto a áreas protegidas e suas populações no Amazonas.
• Experiência comprovada de trabalho junto ao governo e atores da sociedade civil atuantes no meio socioambiental do Amazonas.
• Experiência de uso de ferramentas de monitoramento territorial e/ou socioambiental e econômico.
• Experiência no terceiro setor.
• Domínio da comunicação em inglês e/ou espanhol.
Habilidades comportamentais: Organização, proatividade, respeito às diferenças, empatia, afinidade com a causa, cooperação e trabalho em equipe.
Benefícios: Salário na média de mercado, vale alimentação/refeição, seguro de vida, plano de saúde, plano odontológico.
Regime de trabalho: Remoto (o IPAM não possui escritório em Manaus-AM).
Condições do contrato: O contrato será feito em regime de CLT, para início imediato.
Candidatos (as) devem cadastrar o CV no endereço: https://ipam.gupy.io/jobs/5553692?jobBoardSource=gupy_public_page
até 06/10/2023.
Apenas os (as) pré-selecionados (as) serão contatados (as) para entrevista na primeira quinzena de outubro de 2023.O início do contrato está previsto para outubro de 2023.