Uellinton Lopes: paixão pela natureza e muita dedicação por seu ofício

2 de setembro de 2024 | Notícias, Um Grau e Meio

set 2, 2024 | Notícias, Um Grau e Meio

Por Sara R. Leal*

“Um dos meus maiores prazeres é viver em contato com a natureza e vivenciar isso no meu dia a dia”. A frase, publicada em rede social, é de Uellinton Lopes dos Santos, brigadista florestal que faleceu na última semana de agosto, aos 39 anos, enquanto combatia um incêndio na Terra Indígena Capoto/Jarina, no Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso.

Natural de Carinhanha, na Bahia, Uellinton foi contratado em 2024 pelo PrevFogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais), do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), e integrava a Brigada Pronto Emprego de Brasília. Anteriormente, trabalhou como brigadista no ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

Sua paixão pela natureza e dedicação pelo ofício eram evidentes. Em suas redes sociais, o brigadista compartilhava sua rotina de trabalho com orgulho: “Buscando preservar sempre nosso bioma, fauna e flora”. É possível encontrar postagens em que explica termos técnicos como o MIF (Manejo Integrado do Fogo), durante queima prescrita da qual participou, na Chapada dos Guimarães (MT).

São diversos os registros de animais encontrados por ele e compartilhados com os seguidores. “Umas das coisas porque amo tanto a natureza: poder vivenciar tantos encontros com animais como esse lobo na Serra da canastra… a mãe natureza é linda e só agradeço esses encontros maravilhosos”, escreveu em outra postagem. Há também momentos de descontração com os companheiros: “Obrigado meus colegas por trabalhar com alegria, resenhas que a gente produz todos os dias”.

Em 2022, participou de uma missão no Parque Nacional Grande Sertão Veredas, na divisa entre os estados Bahia e Minas Gerais, que o marcou. “(…) como bom baiano sonhador, meu sonho era ir em uma missão dentro do parque que faz parte da cidade que eu nasci, que é Carinhanha, e fui agraciado de poder realizar o sonho de cuidar 12 dias do parque da minha terra. Um parque de grandes histórias, de resistência, grandes batalhas, de riquezas como a nascente do grande rio Formoso, do bioma cerrado e suas belezas naturais”, postou o brigadista.

Uellinton foi um dos muitos profissionais que, diariamente, contribuem para a conservação ao combater e prevenir incêndios. Nossas condolências aos seus familiares e amigos. Para ele e todos os demais brigadistas do país, nosso muito obrigado.

 

*Coordenadora de comunicação do IPAM

Veja também

See also