Sobre o Saúde e Alegria, o papel da sociedade civil e a democracia

27 de novembro de 2019 | Notícias, Opinião

nov 27, 2019 | Notícias, Opinião

O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) presta sua solidariedade ao Projeto Saúde e Alegria, ONG baseada em Santarém, no Pará, que ontem foi alvo de uma ação de busca e apreensão de equipamentos e documentos em seu escritório por parte da Polícia Civil, o que interrompeu o importante trabalho que conduz na região.

Acompanhamos de perto o trabalho desenvolvido pelo Saúde e Alegria há duas décadas e seu esforço para apoiar comunidades rurais carentes – com frequência em locais onde o poder público tem dificuldade de chegar. Por isso, vemos com preocupação os atuais questionamentos sobre atividades do Saúde e Alegria e sobre a atuação de outras organizações do gênero, que surgiram a reboque do caso.

Uma sociedade civil organizada é peça fundamental dentro de um sistema democrático, como o que rege o Brasil. Onde há carências sociais e ambientais de difícil resolução, e infelizmente ainda há muitas no país, a parceria entre terceiro setor e o Estado ajuda a suprir necessidades, traz novos olhares e inovação para a solução de problemas comuns, e gera conhecimento para o crescimento da nação.

Tal modelo tem rendido bons frutos em todo o país, inclusive pelas ações exercidas pelo Saúde e Alegria, que ao longo de sua trajetória colecionou prêmios pela excelência dos resultados apresentados.

O IPAM espera o esclarecimento célere dos fatos ligados ao caso, com transparência, cuidado e respeito à idônea história desta organização, assim como ao papel da sociedade civil organizada num país democrata.

Leia também: Mais de cem entidades manifestam apoio ao PSA

Veja também

See also