Acontece na próxima segunda-feira, 22 de agosto, em Brasília, um simpósio de discussão sobre desmatamento na Amazônia e estratégias para combater o problema. O evento será realizado pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) em parceria com o International Innovation Corps (IIC), a Universidade de Chicago, o Laboratório de Biologia Marinha (MBL) e o Centro de Pesquisa de Woods Hole (WHRC), com apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).
O evento é aberto ao público e será realizado em inglês, com tradução simultânea para o português.
O objetivo é compartilhar o trabalho de um grupo de estudantes de pós-graduação da Universidade de Chicago e de universidades brasileiras, das áreas de biologia, estatística, política públicas e ciências ambientais, como parte de um curso da Faculdade Harris de Políticas Públicas. Por dez semanas, eles imergiram com pesquisadores do IPAM nos problemas enfrentados na Amazônia, para conectar seu conhecimento a esforços de conservação no país.
O resultado é um conjunto de recomendações de políticas públicas que podem contribuir para a redução do desmatamento. Os temas apresentados serão: “Os efeitos ambientais da intensificação agrícola”, sobre o mecanismo ambientalmente mais adequado na intensificação de terras no estado do Mato Grosso, com base nas emissões de gases estufa; “Propriedade de terras e taxas de desmatamento”, que propõe melhorias ao Programa Terra Legal; “Rodovias”, que examina a proposta de pavimentação da BR-319 e seus efeitos na mudança do uso da terra na Amazônia brasileira; “PEC 2015”, que analisa os possíveis impactos ambientais, caso seja aprovada, dessa proposta que visa a dar ao Congresso o poder sobre demarcação de terras indígenas; e “Barragens”, que discorre sobre impactos sobre o clima das hidrelétricas planejadas para bacia do rio Tapajós.
Estarão presentes no simpósio pesquisadores das diversas áreas, além de representantes do governo, sociedade civil e outros atores importantes no cenário ambiental brasileiro e internacional.