Seminário destaca iniciativas sustentáveis na agricultura familiar

12 de julho de 2024 | Notícias

jul 12, 2024 | Notícias

*Por Elias Serejo

O papel da produção de alimentos saudáveis e do reflorestamento produtivo para o desenvolvimento da agricultura familiar na Amazônia foram destaques de seminário realizado pelo IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) e SEAF-PA (Secretaria de Agricultura Familiar e Povos Tradicionais do Pará) na última quinta-feira (11) durante a 76ª reunião da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). O encontro reuniu especialistas, agricultores e lideranças de movimentos sociais para discutir práticas sustentáveis e iniciativas inovadoras que contribuem com a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

Lucimar Souza, diretora adjunta de Desenvolvimento Territorial do IPAM, ressaltou o impacto positivo da agroindustrialização na diversificação da produção. “Quando uma propriedade ou um coletivo de agricultores passa a contar com uma agroindústria, a renda melhora, pois produz mais com boas práticas, diversifica a produção e pode atender a novos mercados”, afirmou. Souza destacou o projeto Sustenta & Inova, realizado em parceria com o SEBRAE e a embaixada da União Europeia no Brasil, que visa desenvolver e implementar práticas agrícolas sustentáveis e inovadoras na Amazônia brasileira, com foco na conservação da biodiversidade, redução do desmatamento e restauração da paisagem.

Na região Transamazônica, as atividades do Sustenta & Inova incluem a regularização ambiental, intensificação dos sistemas produtivos, agregação de valor nas cadeias produtivas, comunicação para valorização da produção familiar e fortalecimento da gestão das organizações. “Estamos atuando em seis municípios, com 20 empreendimentos apoiados, oferecendo assessoria técnica, aquisição de equipamentos e apoio em obras e instalações”, detalhou Lucimar.

Os agricultores recebem assistência técnica individual e coletiva, apoio para transição e adoção de novas tecnologias, capacitações sobre sistemas de produção, acesso ao crédito e suporte na adequação ambiental dos imóveis rurais. Entre os desafios, Souza destacou o custo das obras civis, a falta de assessoramento técnico, dificuldades no acesso a crédito, distância das indústrias fornecedoras de equipamentos e o custo da energia elétrica. Ainda, a diretora adjunta mencionou a importância de diversificar os canais de comercialização e estruturar selos de inspeção municipal.

Apoio à agricultura familiar

O titular da SEAF, Cassio Alves, apresentou o Programa de Produção de Alimentos Saudáveis e Reflorestamento Produtivo, que pretende estruturar territórios com agricultura familiar e comunidades tradicionais, promovendo a produção de alimentos saudáveis e o reflorestamento de áreas degradadas com SAFs (Sistemas Agroflorestais) e ILPF (Integração Lavoura Pecuária Floresta). “Nosso objetivo é criar ecossistemas de suporte que respeitem as características sociais, econômicas e ambientais de todas as regiões do estado”, disse Alves.

Michele de Melo Lima, da SEMAS-PA (Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará), apresentou a Plataforma Territórios Sustentáveis, que integra setores público e privado, além do Terceiro Setor, para promover o desenvolvimento socioeconômico de baixo carbono. “Essa iniciativa busca fortalecer ações de desenvolvimento sustentável e já beneficiou mais de 9.500 pessoas, além de recuperar mais de 3.300 hectares”, explicou.

O evento contou com a participação de agricultores familiares de diferentes regiões do estado, além de lideranças da Fetagri-Pa (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Pará)  e Fetraf-Pa (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Estado do Pará), promovendo um espaço de diálogo e troca de experiências para enfrentar os desafios e avançar em práticas sustentáveis na agricultura familiar.

*Jornalista do IPAM



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also