CEO do Só Notícia Boa, Rinaldo de Oliveira criou o primeiro site dedicado exclusivamente a notícias positivas. Em entrevista à newsletter Um Grau e Meio, o jornalista destaca os benefícios de repercutir boas notícias para a sociedade.
Inscreva-se para receber a newsletter do IPAM na sua caixa de entrada. É de graça!
De onde surgiu a ideia de criar um site apenas com notícias boas?
Trabalhei por muito tempo em rádio e televisão da grande imprensa, dando notícias ruins. Um dia tive um problema de estômago: fui parar no médico com dores muito fortes. Descobrimos, juntos, que o jornal onde eu apresentava, que dava muitas notícias trágicas, estava me fazendo mal.
A outra parte da história veio com a minha filha, quando eu descobri que ela não me assistia na televisão porque tinha medo de ver o meu telejornal. Ela me disse: “Papai, seu programa só dá notícia de gente que morre, mata, maltrata criança e maltrata cachorrinho, e eu gosto só de notícia boa”. Foi aí que tudo começou.
Isso foi em 2010 e, de lá para cá, o Só Notícia Boa virou uma fonte de informação positiva e uma referência de jornalismo positivo para grandes veículos de comunicação.
Qual o retorno das pessoas com relação ao site?
O retorno é incrível porque as pessoas não estão acostumadas a ter um espaço apenas com informações positivas. Então elas viram fãs; é algo muito legal.
Fora isso, também tem a questão de saúde mental. A notícia boa mexe com químicas que o nosso cérebro produz e faz com que a gente se sinta melhor.
Como as boas notícias podem nos influenciar, como sociedade, positivamente?
A informação é a base para você ter uma sociedade melhor. À medida que você vê tanta notícia boa e inspiradora, de gente que ajuda, ensina e inventa, você se inspira. E quando você inspira uma, duas, três pessoas, você está criando uma sociedade diferente, que não foca só no negativo.
Focar mais no positivo faz com que a pessoa tenha mais esperança. Isso é um ponto fundamental do nosso trabalho. Quando você divulga uma ação de alguém que fez algo que ajudou o clima, a terra, alguém que criou alguma coisa, a outra pessoa que está lendo do outro lado fala: “poxa, eu também posso fazer isso”.
O mundo não é tão ruim como parece. As pessoas não são todas ruins como se pensa. Tem muita coisa boa e muita gente boa nesse Brasil, nesse mundo inteiro. Então, a gente não pode perder a esperança.
Qual uma boa notícia relacionada ao meio ambiente que você destacaria?
Demos uma notícia de um rapaz do sul do Brasil que criou algo chamado EcoBarreiras. Ele faz uma espécie de barreira com garrafas PET para filtrar as impurezas da água e coloca em rios. Começou perto da casa dele e depois disseminou.
É uma coisa tão simples e tão maravilhosa que, depois que a gente divulgou no Só Notícia Boa, ela se espalhou no Brasil inteiro.
