Projeto PAS do IPAM ganha prêmio Hugo Werneck de sustentabilidade

3 de dezembro de 2018 | Notícias

dez 3, 2018 | Notícias

O Projeto Assentamentos Sustentáveis (PAS) ganhou o prêmio “Hugo Werneck de sustentabilidade e amor à natureza” na categoria Destaque Nacional. A cerimônia realizada pela Revista Ecológico e pelo Sindiextra/Ibram aconteceu em novembro, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O prêmio, que está na nona edição, busca reconhecer e divulgar os melhores exemplos de gestão, revitalização e preservação ambiental, bem como pessoas e instituições dedicadas à sustentabilidade no Brasil.

O PAS nasceu em 2012, com apoio do Fundo Amazônia , da Fundação Viver Produzir e Preservar e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), com o desafio de propor e implementar um modelo que contribuísse para o aumento da renda de produtores familiares e para a redução do desmatamento nos lotes de reforma agrária.

Para a diretora adjunta de Desenvolvimento Territorial do IPAM, Lucimar Souza, o prêmio é um reconhecimento de um projeto histórico. “Conquistas como essa só são possíveis graças a parcerias criadas entre os produtores e as mais de 60 organizações da região oeste do Pará. Foram cinco anos desenvolvendo experiências práticas e participativas de governança socioambiental, regularização ambiental e apoio à produção sustentável em áreas de assentamentos de reforma agrária.”

O projeto, realizado entre 2012 e 2017, mostrou que preservar mais não impactou a geração de riqueza: os produtores tiveram em média um incremento de 68% da renda bruta média enquanto a taxa de desmatamento caiu em 79%. Além disso, aconteceram avanços na regularização ambiental (1.300 cadastros ambientais rurais foram emitidos) e produtiva (100 mil hectares regularizados, com emissão de mais de mil dispensas de licença ambiental). No total, 2.700 famílias foram beneficiadas, atingindo 1,4 milhão de hectares.

Veja também

See also