O IPAM e o Centro Agronómico Tropical de Investigación y Enseñanza (CATIE), da Costa Rica, assinaram um acordo de cooperação para ações relacionadas ao desenvolvimento sustentável na Amazônia na última quarta-feira (23), em Brasília. A parceria tem como objetivo a construção de programas e projetos de formação acadêmica e de pesquisa que congreguem o conhecimento, habilidade e experiência de cada instituição.
O CATIE é um centro de pesquisa internacional que existe há 45 anos com uma combinação única de ciência, educação e inovação para o manejo sustentável da agricultura e a conservação dos recursos naturais.
Para a representante do CATIE na Amazônia, Lorena Sán Roman, é o momento de combinar conhecimento e tecnologia para o futuro. “Tenho muita esperança da parceria entre CATIE e IPAM na Amazônia. A oportunidade de trabalhar com o IPAM, que já tem um grande histórico em diversos temas, é única.”
Promover o desenvolvimento de territórios inteligentes para alcançar o bem-estar humano sustentável e inclusivo faz parte do objetivo de ambas as instituições. Para o diretor geral do CATIE, Muhammad Ibrahim, o acordo surge para desenvolver projetos e treinamentos em questões como pagamento por serviços ambientais, manejo florestal e intensificação sustentável da pecuária.
A parceria será importante para construir um caminho forte de sinergia, indicando os novos rumos da ciência. “Temos como desafio harmonizar os diferentes usos da terra com um trabalho estratégico mirando o futuro. É preciso parar o desmatamento com alternativas econômicas para a população, identificando os incentivos e as oportunidades de forma assertiva”, afirma o diretor-executivo do IPAM, André Guimarães.