O IPAM e a COICA, representantes respectivos das organizações da sociedade civil e das organizações dos povos indígenas da América Latina e Caribe eleitos para o Conselho Normativo do programa da ONU de REDD (UN-REDD) organizaram a 1ª reunião na COP 15 para discutir o programa. UN-REDD conta na região com a participação da Bolívia, Panamá e Paraguai, sendo que Equador, Costa Rica e México já manifestaram desejo de participar. Os representantes desses países apontaram esse programa como o programa da ONU de REDD que melhor está funcionando em suas regiões, e nessa reunião descreveram êxitos, fraquezas e propostas para melhorias.
Com a participação de 50 pessoas indígenas e não-indígenas de países latino americanos e caribenhos, além do representante da África no Programa, Pacifique Camvorg, e observadores da sociedade civil dos Estados Unidos, Inglaterra e Noruega, foi decidido que todos os participantes serão convidados para integrar a rede de internet NING Um-REDD Latin America y Caribe para mantermos e aprimorarmos os diálogos e trabalhos em conjunto.
Essa reunião foi um notável exemplo onde a sociedade civil se organizou para articular, compartilhar informações e opiniões, coordenar os esforços para cumprir o papel de monitoramento e construção de propostas próprias de REDD, a partir da visão independente de povos indígenas e representantes da sociedade civil. Agora, o desafio é ainda maior, pois, em face de todo o processo existente do Programa de REDD da ONU, que contém aproximadamente 500 páginas entre regras, diretrizes de implementação, legislação internacional e nacional aplicável a cada país, formulários, pedidos de financiamento de REDD e seus orçamentos para análise, IPAM e COICA possuem a missão de compreender todo o processo, traduzí-lo para a sociedade civil de maneira crítica para então levar as propostas e preocupações da sociedade latino americana e caribenha para o Conselho Normativo da ONU de REDD e, finalmente, continuar na luta para implementá-las.
Os representantes do IPAM e COICA, respectivamente Paula Moreira e Diego Escobar tomaram nota de todos os pontos mencionados e tentaram moderar uma pesada mas rica discussão técnica, filosófica e política, como o tema REDD exige. IPAM foi eleito em Outubro 2009, quando participou pela primeira vez da já 3ª reunião do conselho normativo. COICA iniciou sua participação em março de 2009.
O site do programa (http://un-redd-amlatinaycaribe.ning.com) foi criado pelo IPAM e contém informações como o atual valor da doações obtidas e alocacão por país e regulamentos acerca do programa e esta sendo atualizado constantemente. No site deverá ser criado grupos de trabalho de acordo com o país. As propostas que surgirão e próximos passos a serem tomados serão debatidos através do site com o intuito de serem aprimorados e encaminhados ao Secretariado do Programa.
A próxima reunião do UN-REDD ocorrerá na 3ª feira dia 14/12 aqui na COP, local a ser comunicado em breve.