Por Sara R. Leal¹
O Observatório de Comércio e Ambiente na Amazônia (OCAA) exibe no dia 19 de fevereiro, de 15h a 16h30 (horário de Brasília), o primeiro capítulo da série “OCAA Webinários”. O episódio debate as prováveis consequências do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia para a Amazônia brasileira.
Dois convidados — o pesquisador sênior do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), Paulo Barreto, e a especialista sênior em análise ambiental da London School of Economics, Stefania Lovo, — apresentam e debatem dois estudos. “Is the EU Mercosur Agreement Deforestation Proof?” e o relatório encomendado pela Comissão Europeia, “Sustainability Impact Assessment“.
O webinário será mediado pelo coordenador de comunicação do Observatório do Clima, Claudio Angelo, e terá tradução simultânea para o português. Assista ao vivo aqui.
O Observatório de Comércio e Ambiente na Amazônia (OCAA)
Idealizado por quatro organizações da sociedade civil – IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), Cindes (Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento), iCS (Instituto Clima e Sociedade) e Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) – o OCAA (Observatório de Comércio e Ambiente na Amazônia) é uma plataforma que reúne informações qualificadas sobre as relações entre comércio internacional e meio ambiente na Amazônia, estimulando o diálogo embasado na ciência e o engajamento de diversos atores da sociedade. O portal oferece um acervo de publicações, análises e notícias selecionadas, bem como a oportunidade de acompanhar e participar de debates especializados, de modo a contribuir para a prosperidade socioeconômica e ambiental.
¹Jornalista e analista de Comunicação no IPAM, sara.pereira@ipam.org.br