OCAA lança série de diálogos sobre bioeconomia e comércio internacional

8 de fevereiro de 2022 | Notícias

fev 8, 2022 | Notícias

O OCAA (Observatório de Comércio e Ambiente na Amazônia) promoverá, entre fevereiro e março, a série de webinários “Diálogos sobre bioeconomia amazônica e comércio internacional”. Serão dois encontros, reunindo representantes do setor privado, da academia e de organizações da sociedade civil, com o objetivo de entender quais são os critérios que deveriam definir a bioeconomia na Amazônia, oportunidades e desafios, além de sua viabilidade no Brasil e no exterior.

17/02 às 15h (Brasília) – Qual é a bioeconomia que a Amazônia quer?
17/03 às 15h (Brasília) – A viabilidade da bioeconomia na Amazônia

As inscrições devem ser feitas antecipadamente neste formulário. O link para conexão será enviado até 24h antes de cada encontro.

Embora existam diferentes entendimentos do que é a bioeconomia, ela se apresenta como um caminho sustentável para o desenvolvimento da região e sua participação no comércio global. Na Amazônia – onde é urgente uma ação coletiva para acabar com o desmatamento, gerar renda e criar resiliência diante das mudanças climáticas – a bioeconomia aparece como uma alternativa para suprir demandas comerciais e, ao mesmo tempo, respeitar a integridade dos ecossistemas e da sociobiodiversidade da região.

Programação

17/02 às 15h (Brasília) – Qual é a bioeconomia que a Amazônia quer?

Neste encontro, haverá uma introdução de diferentes vertentes e conceitos da bioeconomia, além de uma apresentação dos pilares fundamentais trabalhados pelo Grupo de Trabalho de Bioeconomia do IPAM. Os participantes também discutirão sua aplicabilidade em diferentes contextos da Amazônia e sua população.

Painelistas:
Joice Ferreira, pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental
Joaquim Belo, presidente do CNS (Conselho Nacional dos Extrativistas)
Denis Minev, CEO das Lojas Bemol e co-fundador do PPA (Plataforma Parceiros pela Amazônia)
Moderador e expositor: Paulo Moutinho, pesquisador sênior do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia)

17/03 às 15 (Brasília) – A viabilidade da bioeconomia na Amazônia

No segundo encontro da série, o painel discutirá a viabilidade da bioeconomia na Amazônia como estratégia de geração de renda e o papel do comércio internacional para o desenvolvimento sustentável para a região. Os painelistas serão confirmados em breve.

OCAA Recomenda: 3 leituras para uma introdução à bioeconomia

A bioeconomia vem se tornando cada vez mais popular entre as discussões sobre desenvolvimento sustentável, mas, por se tratar de um conceito em construção, há diferentes entendimentos sobre o que ela é ou pode ser. Por exemplo, a bioeconomia pode ser vista como um modelo de desenvolvimento econômico ou como um valor ético.

Para quem acaba de chegar nesse diálogo, a equipe de pesquisa do OCAA (Observatório de Comércio e Ambiente na Amazônia) selecionou algumas leituras fundamentais para um primeiro contato com a bioeconomia. Confira:

1. O valor da diversidade para a bioeconomia (2021)
Autoria: Grupo de Bioeconomia da Concertação pela Amazônia

Nesta reportagem publicada pelo veículo Página 22, o grupo traz uma reflexão sobre diferentes definições que surgiram até agora, além de referências em bioeconomia para diversos contextos da Amazônia e de sua população.

2. Abordagens sobre Bioeconomia na Produção Científica Qualificada (2020)
Autoria: Ana Carolina Nogueira Gonçalves, Kalil Nascimento Neiva, José Carlos de Jesus Lopes e Alexandre Meira de Vasconcelos

O artigo faz uma revisão sistemática da literatura científica desde a origem do termo na década de 1970 até sua popularização nos anos recentes. Os autores destacam que “o momento histórico é ideal para migrar o paradigma de produção atual para uma Bioeconomia mais sustentável”.

3. Economia sustentável (2021)
Autoria: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

O Jornal da Ciência, publicação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, fez um especial sobre bioeconomia em dezembro de 2021, comentando seu potencial como novo modelo de desenvolvimento econômico e também alguns obstáculos que enfrenta.

Leituras em inglês

A bioeconomia vem ganhando destaque não apenas no Brasil, como internacionalmente também. A equipe de pesquisa do OCAA selecionou também outras publicações relevantes, que foram escritas em inglês.

What Is the Bioeconomy? A Review of the Literature (2016)
Autoria: Markus M. Bugge, Teis Hansen e Antje Klitkou

Neste artigo, os autores mostram os três principais segmentos dentro do conceito de bioeconomia.

The new bioeconomy in the Amazon: Opportunities and challenges for a healthy standing forest and flowing rivers (2021)
Autoria: Ricardo Abramovay, Joice Ferreira, Francisco de Assis Costa, Marco Ehrlich, Ana Margarida, Castro Euler, Carlos Eduardo F. Young, David Kaimowit, Paulo Moutinho, Ismael Nobre, Herve Rogez, Eduardo Roxo, Tatiana Schor e Luciana Villanova

Este capítulo faz parte do Relatório do Painel Científico da Amazônia e destaca o paradoxo entre a sociodiversidade amazônica e a sua distância da fronteira científica, tecnológica e de mercado da bioeconomia contemporânea. Os autores discutem as atuais estruturas socioeconômicas da região, além dos desafios e caminhos para uma transição para uma bioeconomia social e sustentável.

 

Sobre o OCAA

O OCAA (Observatório de Comércio e Ambiente na Amazônia) é uma plataforma que reúne informações qualificadas sobre as relações entre comércio internacional e meio ambiente na Amazônia, estimulando o diálogo embasado na ciência e o engajamento de diversos atores da sociedade pela prosperidade socioeconômica e ambiental na Amazônia.

Foi fundado por quatro organizações da sociedade civil: IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), Cindes (Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento), iCS (Instituto Clima e Sociedade) e Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia). Para receber as principais notícias sobre comércio e meio ambiente na Amazônia, inscreva-se na newsletter do OCAA.



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also