O que os povos indígenas da Amazônia têm a ver com a floresta em pé? 

14 de junho de 2021 | Notícias

jun 14, 2021 | Notícias

Entre o respeito pelos elementos da floresta e a abundância que ela oferece, os povos indígenas cultivam um relacionamento diferente com o meio ambiente, no qual a conservação do que está vivo é elemento fundamental. Este será o tema central do próximo episódio do segundo ciclo do Amazoniar.

Na próxima quinta-feira (17/6), a partir das 14h (horário de Brasília), o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) reúne especialistas para discutir o papel fundamental dos povos indígenas na conservação da floresta, essencial para manter o equilíbrio do clima regional e global. O evento será transmitido pela plataforma Zoom, com tradução simultânea para o inglês e para o português.

Participam desse encontro o gerente de Instalações Florestais e Fazendas da FAO (sigla em inglês para Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), David Kaimowtz; e o coordenador de Área e Território e Recursos Naturais da COICA (sigla em espanhol para Coordenadoria das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica), e assessor político da COIAB (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira), Toya Manchineri. O mediador desse papo será o pesquisador sênior do IPAM, Paulo Moutinho.

Sobre o projeto 

O Amazoniar surgiu com o intuito de promover um diálogo global sobre a floresta amazônica, a fim de ampliar o debate a respeito de sua influência entre a relação do Brasil com o resto do mundo.

No segundo clico, o foco principal são os povos indígenas e o seu papel como principais aliados no combate ao desmatamento e na conservação da floresta, sua contribuição para a ciência e para a cultura, bem como seu impacto no desenvolvimento sustentável da região. Os encontros desta temporada estão marcados para ocorrer duas vezes ao mês até o dia 15 de julho.
Confira o calendário dos próximos episódios e os temas a serem abordados:

1º de Julho – Ep 09: O que podemos aprender com as ciências tradicionais?
15 de Julho – Ep 10: Integração Pan-amazônica: inúmeras culturas em um só bioma.

Acompanhe 

Cliquei aqui para acompanhar o próximo episódio.

Assista ao episódio anterior aqui.
Relembre o primeiro ciclo do Amazoniar aqui.



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also