Nota de pesar: IPAM se despede de Gordon Moore, cientista e filantropo

25 de março de 2023 | Opinião

mar 25, 2023 | Opinião

É com pesar que o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) recebe a notícia sobre a partida do cofundador da Intel e filantropo Gordon Moore na última sexta-feira (24), aos 94 anos de idade.

Além de fundar empresas de sucesso no ramo da tecnologia, o cientista previu em 1965 que o número de transistores em um chip de computador – que determina a velocidade, a memória e a capacidade de um dispositivo eletrônico – dobra a cada ano. A previsão veio a ser conhecida como Lei de Moore e estimulou revolução dos computadores pessoais e smartphones.

Durante sua vida, ele também se dedicou a projetos de conservação ambiental e ciência. Junto com sua esposa ele fundou a Gordon and Betty Moore Foundation, que doou mais de US$ 5,1 bilhões para causas beneficentes desde sua fundação em 2000.

O IPAM, como uma das organizações beneficiadas em diversos projetos pela Fundação, agradece a contribuição de Moore, tanto por suas descobertas – responsáveis por grande progresso na indústria eletrônica – quanto por seu engajamento em busca de um planeta mais habitável para as gerações presentes e futuras, apoiando inclusive a educação de jovens cientistas. Manifestamos nossos sentimentos a todos os familiares e amigos.

Veja também

See also