O Amazoniar, iniciativa do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) para ampliar o diálogo global sobre a Amazônia, estreou em 13/11 dois vídeos que reforçam a realização dos direitos de povos originários e tradicionais da Amazônia como pilar fundamental para a proteção da floresta. Lançadas durante participação do IPAM na COP30, as produções abordam, sob diferentes perspectivas, o papel desses povos na formação e na conservação da Amazônia.
“As comunidades indígenas e tradicionais da Amazônia são as verdadeiras protagonistas dessa história. Seus saberes, práticas e modos de vida sustentam o equilíbrio que mantém a floresta viva. Mas para que sigam cuidando da floresta e, por consequência, do planeta, é urgente garantir seus direitos e fortalecer suas vozes. A comunicação é crucial nesse processo: ela rompe fronteiras, combate invisibilidades e leva suas histórias, demandas e propostas do coração da floresta para os quatro cantos do mundo. Ampliar esse diálogo é preservar o futuro”, destaca Lucas Ramos, coordenador do Amazoniar no IPAM.
Confira os lançamentos do Amazoniar:
“Why the Amazon Matters to Every Human on Earth”
Com a Amazônia sob os holofotes e se preparando para sediar a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), o vídeo reafirma que a proteção dos direitos e territórios de povos indígenas e comunidades tradicionais é uma das estratégias mais eficazes para conservar a floresta e mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Voltado para a comunidade internacional, a produção resgata o processo de formação da Amazônia e faz um chamado para que todos contribuam no cuidado desse monumento vivo.
“Nossa terra, nossa vida”
Inspirada em depoimentos reais de representantes de comunidades amazônidas, a animação narra a jornada de uma agricultora familiar que enfrenta diversos desafios na luta pela segurança fundiária de sua comunidade. Continuação de “Como uma comunidade luta pela proteção de seu território”, lançado em 2024 pelo Amazoniar, o novo episódio retrata o processo da regularização fundiária de florestas públicas, evidenciando também como os problemas enfrentados no campo se refletem no contexto urbano. Em breve, a animação também estará disponível no canal de YouTube do IPAM.
Sobre o Amazoniar
O Amazoniar é uma iniciativa do IPAM para ampliar o diálogo global sobre a Amazônia. Desde 2021, a iniciativa promove discussões de temas complexos — desde os impactos das relações comerciais entre Brasil e Europa na floresta até o engajamento da juventude pela floresta e seus povos nas eleições — para democratizar informação e incentivar a participação de todos na proteção da maior floresta tropical do mundo.
Com a proposta de levar a Amazônia para além de suas fronteiras, o Amazoniar vem realizando projetos especiais, como um concurso de fotografia, cujas obras selecionadas foram expostas nas ruas de Glasgow, na Escócia, durante a COP26; uma série de curtas que compôs a exposição “Fruturos – Amazônia do Amanhã”, do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro; além de vídeo-entrevistas com representantes de comunidades tradicionais durante as negociações do Acordo de Livre Comércio entre Mercosul e União Europeia; e o minidocumentário “O chamado do cacique” sobre o legado do cacique Raoni Metuktire.

