Mutirão Sustenta e Inova regulariza CAF em cinco cidades do Pará

30 de maio de 2025 | Notícias

maio 30, 2025 | Notícias

Por Nikole Cantoara*

O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) promoveu mutirões nos municípios de Altamira, Senador José Porfírio, Brasil Novo, Medicilândia e Pacajá, no Estado do Pará, com o objetivo de emissão do CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar).

A iniciativa ocorreu durante o mês de maio, no âmbito do projeto Sustenta e Inova, e contou com apoio dos STTR locais (Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais), participação do (ADEPARÁ) Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará e do programa Floresta+ Amazônia do (SEMAS-PA) Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará.

A ação teve como principal objetivo garantir o acesso de agricultores ao CAF, documento que assegura o acesso a políticas públicas e benefícios à agricultura familiar. No total, foram emitidos cerca de 80 novos documentos e atualizados os cadastros dos agricultores já inscritos.

 

Mutirão na cidade de José Porfírio no dia 14 de maio (Ana Julia Moreira dos Santos/IPAM)

 

Segundo contou o agricultor José Ferreira Dias, beneficiário do projeto Sustenta e Inova, o CAF facilitaria não apenas a sua aposentadoria, mas também o desenvolvimento de outras atividades essenciais ao seu trabalho no campo: “Esse documento vai me servir para muitas coisas, como a venda de um cacau ou de um gado. Ele vai me ajudar em tudo”, relatou.

A regularização do CAF permite que os agricultores tenham acesso, por exemplo, a aposentadoria rural, crédito bancário e participação em mercados institucionais. Dessa forma, fomenta a permanência dos produtores na atividade rural.

“O CAF tem se tornado um documento tão importante que, com o passar do tempo, pode ser tão essencial quanto o RG ou CPF. Sua regularização reflete os objetivos do Sustenta e Inova justamente porque o projeto visa promover a sustentabilidade e a inovação do agricultor dentro da propriedade., viabilizando um desenvolvimento econômico, social, ambiental e ecológico”, diz Ana Julia Moreira, técnica de Pesquisa do IPAM e uma das organizadoras da ação.

Projeto Sustenta e Inova

Os mutirões integram as atividades do Sustenta e Inova, financiado pela União Europeia, coordenado pelo Sebrae no Pará e executado pelo IPAM na região da Transamazônica e Xingu. A proposta do projeto é oferecer assistência técnica aos produtores e produtoras rurais, promover a inovação na agricultura e incentivar práticas agrícolas sustentáveis.

Além de facilitar o acesso ao CAF, o Sustenta e Inova contribui para o incremento de renda dos agricultores familiares fortalecendo o empreendedorismo rural, garantindo a melhoria na qualidade de vida e promovendo maior produtividade e uma participação mais ativa nas atividades rurais.

*Estagiária de Comunicação 



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also