Faleceu neste fim de semana em Brasília, vítima de covid-19, o líder indígena Carlos Terena, aos 66 anos. Terena foi um dos criadores dos Jogos dos Povos Indígenas, evento que reúne anualmente diferentes etnias para celebrar atividades que marcam sua diversidade cultural.
Natural de Aquidauana (MS), Terena também foi fundador do Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas. Era servidor aposentado da Funai e foi um defensor permanente dos direitos indígenas. Apaixonado por esportes, carregou a tocha olímpica em seu estado natal antes dos Jogos Olímpicos de 2016.
“O país perde um legítimo brasileiro, um defensor dos direitos e da cultura indígena, assim como da proteção das florestas”, diz o diretor de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia). “É mais uma vítima do descaso e da omissão do poder público em como lidar com a pandemia. Que Carlos descanse em paz e que a família e amigos sejam confortados nesse momento de dor.”
Terena deixa mulher e duas filhas. Enviamos nossa solidariedade à família e aos colegas de Terena.