É com imensa tristeza que o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) recebe a notícia sobre a partida de Zelma Campos, ex-secretária Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Senador Porfírio e ex-secretária de meio ambiente nos municípios de Altamira e Brasil Novo.
Formada em biologia pela UFPA (Universidade Federal do Pará), Zelma foi essencial na estruturação de políticas de proteção e sustentabilidade nas regiões da Transamazônica e do Xingu, territórios chave para a preservação da floresta amazônica e suas comunidades.
“A Zelma era muito qualificada tecnicamente, formada em ciências biológicas pela UFPA, possuía um domínio sobre a gestão ambiental de fazer inveja e era uma líder nata. Fez um trabalho incrível de liderança da agenda ambiental, não somente nos municípios que estava como secretária, mas tinha um olhar sobre a região Transamazônica e Xingu como um todo”, lamentou Lucimar Souza, diretora adjunta de Desenvolvimento Territorial do IPAM.
Zelma também foi essencial na criação do CIDS (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Transamazônica e Xingu) e presidiu o Fórum Permanente dos Secretários de Meio Ambiente do Estado do Pará, onde pode pautar a agenda estadual de preservação. Também liderou as pautas ambientais no Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu e foi peça fundamental na implementação do Programa Municípios Verdes.
“Quero deixar registrado aqui meu lamento aos familiares e meu reconhecimento ao trabalho incrível que a Zelma desenvolveu ao longo de toda sua jornada”, completou Lucimar.
O falecimento de Zelma deixa saudade entre todos aqueles que foram tocados por sua inspiração e a lembrança de uma vida dedicada à proteção da natureza. Enviamos nossos profundos sentimentos de solidariedade aos familiares e amigos pela perda.