Jovens aprendem sobre manejo e condução de Sistema Agroflorestal

24 de setembro de 2025 | Notícias

set 24, 2025 | Notícias

Por Nikole Cantoara*

Conciliar produção, geração de renda e conservação ambiental é um dos principais pilares para fortalecer a agricultura familiar e combater o desmatamento e as mudanças climáticas.  

Nesse sentido, o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), em parceria com o IVISAM (Instituto Vida e Sintropia da Amazônia), realizou a terceira oficina sobre SAFs (Sistemas Agroflorestais) na microrregião de Chapadinha, desta vez, com foco em manejo e geração de renda. O evento foi realizado na Casa Familiar Rural no município de Buriti, localizada no leste do Cerrado Maranhense, em setembro e capacitou um público de 50 pessoas, incluindo jovens, agricultores familiares e técnicos que atuam na prestação de assistência técnica no território.  

O IPAM vem apoiando o fortalecimento da produção familiar sustentável na microrregião de Chapadinha no Maranhão desde 2021. Em 2024, apoiou a implantação de um sistema agroflorestal como unidade demonstrativa e pedagógica denominada de “SAF no Cerrado Maranhense”, em parceria com a Casa Familiar Rural de Buriti.  

A técnica de cultivo por meio da implementação de SAFs conecta atividades agrícolas ambientalmente adequadas à rendimento econômico para os agricultores familiares ao incluir nos arranjos produtivos a diversidade de espécies agrícolas, principalmente considerando o que já se planta na região, e espécies florestais em uma mesma área.   

 “A adoção de SAFs  contribui para a segurança alimentar ao longo do ano, por meio da produção de alimentos livres de agrotóxicos, favorecendo práticas sustentáveis de manejo, que promovem a conservação da fertilidade do solo e a redução de impactos ambientais.”, comenta Francisco Wedson da Conceição participante da oficina. 

“Trabalhar com sistemas agroflorestais, que é um sistema dinâmico, complexo e que estimula a mente e o corpo dos jovens, nos ajudou a nos reinventar. Trazer a prática de metodologias participativas que fomente esses cultivos demonstra que é possível trazer uma tecnologia, tanto rentável, como ecológica”, relata Ricardo Nascimento, associado do IVISAM.   

 “Esta oficina marca o final de um ciclo, no qual conseguimos discutir os desafios, lições aprendidas e os avanços da implantação de SAFs . Estamos felizes de ter contribuído para este legado de conciliação da produção familiar e conservação ambiental no leste do Maranhão e estamos buscando novas oportunidades para ampliar essa ação. O trabalho junto a CRF de Buriti ainda contribui com a formação dos jovens estudantes e essa é uma outa ação importante para o território”, comenta Isabela Gomes Pires, pesquisadora do IPAM.  

A atividade conta com a parceria da GIZ (Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável) através do Projeto Cadeias Sustentáveis, governo do Maranhão, com o apoio da Casa Familiar Rural, do CDR/MA (Comitê de Desenvolvimento Rural Sustentável do Maranhão) e da Universidade Federal do Maranhão campus de Chapadinha.  

Projeto Cadeia Sustentáveis 

O Projeto “Governança e Segurança Socioambiental, Jurídica e Territorial na Região Leste do Maranhão, Microrregião de Chapadinha” objetiva contribuir para o fortalecimento da estrutura de governança e a inclusão de pequenos agricultores e populações e comunidades tradicionais na agenda de agricultura sustentável e geração de renda na microrregião de Chapadinha, no leste do Maranhão. Este projeto faz parte do Projeto Cadeias Sustentáveis, uma cooperação entre o Governo do Estado do Maranhão e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), com apoio do Ministério Federal para a Cooperação Econômica e o Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha. 

*Estagiário de comunicação



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also