IPAM recebe prêmio do Twitter com campanha de proteção à Amazônia

15 de dezembro de 2021 | Notícias

dez 15, 2021 | Notícias

Nova voz digital do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), a jovem pesquisadora amazonida Maya, de 29 anos e totalmente ligada no mundo virtual, encabeça, desde outubro, a campanha #ProtetoresDaAmazônia no Twitter. Na última sexta-feira (10), a iniciativa venceu o prêmio #BestOfTweets na categoria “Lançamentos”, oferecido pela plataforma. O anúncio foi feito durante evento on-line na rede social, apresentado pelo podcaster Samir Duarte e pela criadora de conteúdo Bielo Pereira.

Com o objetivo de engajar o público – especialmente os mais jovens – na conservação do meio ambiente, a #ProtetoresDaAmazônia foi lançada em 26 de outubro e alcançou mais de 21,8 milhões de usuários na rede.

Por meio da inteligência artificial, uma das frentes da campanha é composta por um teste de personalidade dentro do Twitter. A partir da interação com a postagem fixada no perfil do IPAM (@IPAM_Amazonia), a pessoa recebe uma resposta automática da Maya revelando qual animal protetor da Amazônia é compatível com o seu perfil, ao mesmo tempo em que é chamado para praticar uma ação específica voltada à preservação ambiental.

Nesta dinâmica, os usuários são representados pela fauna amazônica, um abraço à biodiversidade da região: #Arara, #BotoCorDeRosa, #GaviãoReal, #Guariba ou #OnçaPintada. Cada animal protetor representa uma ação de proteção ao meio ambiente. Até o momento, mais de 54 mil pessoas participaram da iniciativa.

A Maya é a personagem virtual que impulsiona toda essa campanha, além de ecoar dentro do Twitter a visão e as ações do IPAM. Com seus cabelos esverdeados, ela quer ler sobre tudo e utiliza a rede social para compartilhar informações baseadas na ciência, comunicando-se com os seguidores a respeito dos estudos e dos projetos desenvolvidos pelo Instituto ou de temas do momento.

Traduzindo a Amazônia

Para a analista de comunicação digital do IPAM, Ana Carolina Moraes, a Maya e a #ProtetoresDaAmazônia tornam mais acessível a divulgação de dados sobre a região, criando um espaço confortável para a juventude expressar suas preocupações e suas dúvidas acerca do tema. “Essa experiência mostra na prática a importância da linguagem ao repassar uma informação com teor mais técnico, principalmente para o público da geração Z. Queremos que a interação com a Maya permita que conteúdos tão urgentes e pesados possam chegar de maneira mais clara a esses jovens. Que eles se apropriem da mensagem e a replique em outros espaços”, pontua.

Na mesma linha, a coordenadora de comunicação do Instituto, Cristina Amorim, reforça a contribuição das parcerias para levar a imensidão da Amazônia, a vida de seus povos, seus problemas e as possíveis soluções a mais pessoas e de uma forma clara e objetiva. “A colaboração entre o IPAM e o Twitter nos ajudou a driblar o desafio de traduzir conteúdo técnico e científico sobre o bioma e sobre as mudanças climáticas, em especial para os jovens, que têm o meio ambiente como uma pauta fundamental nas suas vidas.”

#BestOfTweets 

Todos os anos, o Twitter destaca as melhores campanhas de marketing da plataforma por meio da premiação. De acordo com a rede, o #BestOfTweets é uma homenagem às marcas que movimentaram conversas e se conectaram com o público de forma relevante durante o ano.

Ao todo, nove marcas foram reconhecidas nas seguintes categorias:

- #Lançamento: destacou o IPAM como a marca que agitou a timeline com um lançamento inesquecível.  

– #Propósito: premiou o Google como a marca que gerou um impacto positivo na rede, com a campanha #ConheçaOsFatos.

- #Conexão: reconheceu a Avon como a marca que conectou a estratégia a algo que estava acontecendo na timeline.

- #AmamosVídeo: premiou o Bradesco com a iniciativa #Bravoz.

- #Performance: o PicPay levou o prêmio como a marca que gerou conversões na plataforma.

- #PoderDosCreators: o Amazon Prime Vídeo ganhou como a marca que usou ArtHouse para se conectar com influenciadores digitais no lançamento da série #ManhãsDeSetembro.

- #Inovação: o BIS venceu a categoria com a solução tecnológica utilizada para gerar interações do público com a marca.

- #SóNoTwitter: a TIM conquistou o prêmio com a ação no Spaces que convidou mulheres negras para dialogar sobre a importância do Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Carihenha, celebrado em 25 de julho.

- #GanhouATimeline: única categoria aberta para votação do público, elegeu a campanha de apoio ao futebol feminino do Guaraná Antártica como a que mais impactou na plataforma.

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