Por Mariana Güths*
A convite da ESPCA (Escola São Paulo de Ciência Avançada, Amazônia Sustentável e Inclusiva), o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) levará conhecimento sobre a conservação, o uso sustentável e as ameaças à biodiversidade da Amazônia para 80 pós-doutorandos brasileiros e estrangeiros. O grupo está reunido em São Pedro (SP) em formação promovida pela ESPCA, entidade financiada pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).
Pesquisador sênior do IPAM, Paulo Moutinho falará sobre o papel do 3° setor para conservação e uso sustentável da biodiversidade na mudança climática da região, nesta quarta-feira (30), às 8h30. Na quinta-feira (1°), o tema será as medidas de conservação para combater as principais ameaças à biodiversidade amazônica, serviços ecossitêmicos, especialmente os estoques de carbono.
“É a oportunidade de unirmos o papel da ciência, suas contribuições para a proteção da Amazônia e disseminar o conhecimento para os diversos públicos, uma vocação do IPAM”, enfatizou Moutinho.
A diretora de Ciência, Ane Alencar, também é aguardada para falar no módulo que trata de amazônidas como protagonistas da conservação da biodiversidade e da mitigação das mudanças climáticas.
A formação vai até o dia 5 de dezembro e é baseada em três módulos de discussão: território amazônico e sua sustentabilidade; os habitantes da Amazônia como protagonistas da conservação da biodiversidade e mitigação das mudanças climáticas; e, por fim, a Amazônia e seus habitantes em harmonia com o ambiente e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
*estagiária sob supervisão de Natália Moura