O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) ganhou em 1° lugar o VII Prêmio de Divulgação e Jornalismo Científico do Mercosul na categoria “Redes Sociais”. O anúncio foi recebido pela equipe nesta sexta-feira, 29.
A premiação é organizada pela Reunião Especializada de Ciência e Tecnologia do Mercosul e promovida pelo Conacyt (Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do Paraguai) com apoio da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). São aceitas inscrições de profissionais dos países membros e associados ao bloco.
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Para André Guimarães, diretor executivo do IPAM, o prêmio exalta a atuação do Instituto. “É um prêmio que reconhece mais uma área de excelência do IPAM, que é a sua equipe de Comunicação. O IPAM, que já é reconhecido como uma das mais importantes entidades de pesquisa científica do Brasil, agora soma este reconhecimento. Isso nos motiva ainda mais a seguir na jornada revigorados, com responsabilidade aumentada perante a sociedade brasileira e global”, afirma.
Marcelo Freitas, gerente de Comunicação no Instituto, faz coro às palavras: “O prêmio representa um reconhecimento diante do desafio diário de promover o encontro entre a comunicação e a ciência. Quando o conhecimento do IPAM chega à sociedade, dá uma sensação de dever cumprido”, comenta.
Maria Garcia, analista de Comunicação do IPAM e responsável pelas redes sociais da organização, celebra a conquista e comenta os bastidores do trabalho.
“O IPAM tem uma equipe incrível de pesquisadores que, pela ciência e pelos dados, mostram os perigos para a Amazônia e propõem soluções sustentáveis para que a gente melhore nossa relação com ela. Nós, da equipe das redes sociais, tentamos encontrar uma maneira de traduzir essa mensagem para o maior número de pessoas possíveis com diversos recursos, seja por vídeos, imagens ou até memes. Se uma pessoa aprende algo que não sabia sobre a Amazônia e sobre práticas sustentáveis pelo nosso Instagram, já é motivo de satisfação! Fico feliz por reconhecerem esse esforço diário, pois fazemos com muita dedicação e carinho do jeito que a mensagem merece”, compartilha.
Segundo Eduardo Rodrigues, também analista de Comunicação do Instituto e integrante da equipe de redes sociais, a meta é seguir na busca de novos formatos para comunicar e informar sobre a ciência feita na prática.
“O objetivo é continuar questionando e experimentando novas formas de comunicar a ciência, de maneira que reconheça a complexidade do mundo e valorize a diversidade de perspectivas. Agradecemos ao Mercosul por reconhecer nosso trabalho e nos encorajar a ampliar as possibilidades do diálogo e da descoberta, unindo ciência e comunicação”, diz.