Karina Custódio*
Cinco cooperativas foram beneficiadas pelas oficinas realizadas pelo IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), em quatro municípios do Pará, entre 18 e 28 de março. Com foco no aprimoramento da gestão, as formações abordaram governança, liderança, gestão administrativa e financeira, além de marketing.
Cada oficina teve dois dias de duração e os participantes tiveram acesso a uma apostila sobre gestão participativa. Thaynara Cavalcante, analista de pesquisa do IPAM, explica como as formações auxiliam a produção no Estado:
“Ao proporcionar capacitação em governança, as oficinas contribuem diretamente para a autonomia e o desenvolvimento das cooperativas, tornando-as mais resilientes e preparadas para os desafios do mercado. Além disso, esse processo fortalece o espírito de cooperação e a troca de experiências entre os participantes, gerando um impacto positivo não só para as cooperativas, mas para toda a comunidade”.

Oficina realizada em Medicilândia (PA), para cooperativa que produz cacau (Foto: Thaynara Cavalcante/IPAM)
Lucimar Souza, diretora de Desenvolvimento Territorial do IPAM, detalha a importância do fortalecimento da gestão dos empreendimentos:
“Além de apoiar a criação de cooperativas que possam beneficiar e comercializar produtos da agricultura familiar de forma mais eficiente, também é necessário apoiar o processo de gestão desses negócios. As diretorias das cooperativas precisam ter noções sobre legislação trabalhista, procedimentos para compras e aquisições, entre outros temas ligados à gestão e a bons negócios. Manter o negócio e garantir lucros requer profissionalismo e capacitação permanente”.
As oficinas integram as atividades dos projetos Sustenta e Inova e são apoiadas pela União Europeia e pela NORAD (Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento).
Analista de Comunicação do IPAM*