IPAM e Coiab lançam novo SOMAI para monitoramento de terras indígenas

9 de novembro de 2022 | Notícias

nov 9, 2022 | Notícias

Biblioteca de dados geográficos e científicos visa fortalecer a autonomia de povos originários no monitoramento e na gestão de territórios na Amazônia brasileira

Por Bibiana Alcântara Garrido*

Nova versão do SOMAI (Sistema de Observação e Monitoramento da Amazônia Indígena) será apresentada na COP27 – a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – nesta quinta-feira, 10, pela Coiab (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira). O SOMAI é uma plataforma virtual de acesso livre, que funciona como uma biblioteca de dados geográficos e científicos para que pessoas indígenas insiram, pesquisem e analisem informações sobre seus territórios. O lançamento será no Pavilhão Indígena dentro da conferência, com transmissão ao vivo, às 17h50 (horário do Egito) e 12h50 (horário de Brasília), ou às 12h50 (horário de Brasília) e às 11h50 (horário de Manaus e Boa Vista).

O SOMAI existe desde 2014 e esta é a terceira versão da plataforma, que foi desenvolvida pelo IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), em parceria e diálogo com organizações indígenas como a Coiab, o CIR (Conselho Indígena de Roraima) e o Instituto Raoni.

A premissa do SOMAI é fortalecer a autonomia de povos indígenas no monitoramento e na gestão de seus territórios, bem como ressaltar a importância dessas áreas na manutenção do equilíbrio ecossistêmico global e de povos originários como fundamentais no enfrentamento das mudanças climáticas.

De forma segura e intuitiva, a plataforma possibilita a criação de alertas nos territórios sobre atividades ilícitas que são observadas por indígenas que vivem nas regiões, como garimpo irregular e extração ilegal de madeira. No portal também é possível cruzar dados dos territórios com dados de clima, fogo, desmatamento, empreendimentos, uso do solo e demais dados ambientais. Com os dados em mãos, a pessoa usuária do SOMAI pode criar relatórios e mapas com as informações desejadas.

Desde o lançamento da primeira versão, a plataforma passa por melhorias para acompanhar as transformações na Amazônia indígena brasileira. Como resultado desse processo colaborativo, o SOMAI chega em 2022 com uma roupagem acessível e didática.

“Em sua terceira versão, a plataforma busca incorporar uma estética alinhada com o propósito do SOMAI, trazendo funcionalidades destacadas pela visão de nossos parceiros indígenas e indigenistas”, diz Martha Fellows, pesquisadora no IPAM e coordenadora do núcleo indígena na instituição.

O que tem de novo?

A terceira versão do SOMAI apresenta:

  • Design responsivo para computadores, celulares e tablets;
  • Revisão e atualização dos dados do SOMAI e inclusão das informações sobre CAR para toda Amazônia;
  • Possibilidade de criação e gerenciamento de alertas sobre atividades ilegais observadas nas Terras Indígenas, registrados pelos(as) próprios(as) indígenas;
  • Compatibilidade com aplicativos de monitoramento territorial;
  • Produção de relatórios por Terra Indígena individual, agregada, por estado ou para toda a Amazônia;
  • Estrutura de segurança de dados criados e inseridos no SOMAI, conforme estabelecido pela Lei Geral de Proteção de Dados.

A ideia é que relatórios produzidos por meio do SOMAI possam subsidiar ações e políticas de vigilância e proteção territorial. O conhecimento tradicional sobre os territórios, combinado com o aproveitamento das funcionalidades da plataforma, pode contribuir na elaboração de estratégias de defesa de territórios e nos processos de tomada de decisão em organizações indígenas.

“Com as inovações, esperamos fortalecer a defesa do papel das terras indígenas no contexto das mudanças ambientais, e catalisar a autonomia de povos indígenas no monitoramento de seus territórios. Dessa forma, queremos contribuir para a promoção da ciência, da educação e da justiça socioambiental na Amazônia”, conclui Fellows.

Assista

Painel “Da Semente ao Satélite: Estratégias de Resiliência Indígena” e lançamento da terceira versão do SOMAI
Com Marciely Tupari (COIAB), Sineia Wapichana (CIR) e cacique Zé Bajaga (FOCIMP – Federação das Organizações e Comunidades Indígenas do Médio Purus).

Quando: 10 de novembro, às 17h50 (horário GMT+2 Egito), ou às 12h50 (horário de Brasília) e às 11h50 (horário de Manaus e Boa Vista)
Onde: Pavilhão Indígena na COP27, Zona Azul, Área C, P77

O evento terá tradução simultânea e transmissão ao vivo no site do IIPFCC.

Acompanhe a agenda do IPAM na programação da COP27.

 

*Jornalista no IPAM, bibiana.garrido@ipam.org.br

Veja também

See also