Com sua sede em Belém localizada a uma quadra da Basílica de Nazaré, o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) fica no trajeto do Círio de Nazaré, uma das maiores e mais tradicionais festas religiosas do Brasil, realizada em devoção à Nossa Senhora de Nazaré, que acontece anualmente no segundo domingo de outubro. Como faz tradicionalmente, o IPAM enfeitará sua fachada e abrirá sua sede para que funcionários e alguns convidados assistam o Círio de sua sacada e janelões. Na edição do ano passado, a governadora do Pará, Ana Júlia, foi uma das visitantes do IPAM.
Neste ano, a festa tem início no sábado (10/10), com a Trasladação, quando a imagem de Nossa Senhora sai da Basílica de Nazaré e é levada até a Catedral da Sé, e continua no domingo (11/10), com a caminhada inversa, da Catedral para a Basílica. No caminho, empresas e edifícios decoram suas fachadas para saldar a procissão.
O Círio de Nazaré é celebrado em Belém do Pará desde 1793. O termo “círio” tem origem na palavra latina cereus, que significa vela grande. No Brasil, no início era uma romaria vespertina ou noturna, daí o uso de velas. No ano de 1854, para evitar a repetição da chuva torrencial que havia caído no ano anterior, a procissão passou a ser realizada pela manhã.