O IPAM participou, nos dias 16 e 17 de novembro, do II Fórum dos Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal A Caminho da Rio+20, em Belém-PA.
No primeiro encontro do grupo, realizado em Cuiabá em julho, os estados apresentaram suas minutas de lei para REDD+ e os planos de redução de desmatamento e queimadas. Nesse segundo evento, destacaram-se dois compromissos assumidos por instituições do governo federal: o primeiro diz respeito ao Fundo Amazônia que anunciou que haverá linhas especiais para atender aos governos dos estados, com foco no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e no fortalecimento institucional; o segundo se refere ao compromisso que a representante do Ministério do Meio Ambiente, Karen Suassuna, fez com os estados membros do Fórum de chamá-los em breve para um diálogo entre os estados e o governo federal sobre as estratégias nacional e estaduais de REDD+.
O IPAM, representado pela pesquisadora Andrea Azevedo, integrou a mesa-redonda Serviços Ambientais para o Desenvolvimento da Amazônia, apresentando duas abordagens de estratégia nacional de REDD+ para Amazônia, além de ressaltar a importância do Fórum para mobilizar o governo federal na elaboração da estratégia nacional com a participação e o protagonismo dos estados que já possuem seus planos e metas de redução de desmatamento. A mesa foi composta também por representantes do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais do Acre, Sema (PA), Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA), The Nature Conservancy (TNC) e Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).
Finalizando o encontro, os secretários se reuniram para a elaboração do Memorando de entendimento 001/11 – Cuiabá, e para preparar para os próximos passos de atuação do Fórum.
Leia mais:
Fórum dos Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal é lançado em Cuiabá
Estados da Amazônia trocam experiências sobre Economia Verde
REDD no Brasil: um enfoque amazônico: fundamentos, critérios e estruturas institucionais para um regime nacional de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal – REDD