ARPA

O Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA)  foi lançado em 2002 por meio do decreto federal nº4.326 e com início operacional em 2003, o programa ARPA objetiva proteger amostras significativas da biodiversidade amazônica numa escala inédita, reunindo o estado da arte em biologia da conservação e integração participativa de comunidades locais. O ARPA apenas apoia certas categorias de unidades de conservação e não contempla terras indígenas ou área militares.

Um total de 117 unidades eram apoiadas pelo ARPA em 2012 na Amazônia brasileira. Atualmente encontra-se na terceira fase, iniciada em 2014.

 

Veja também

See also

Permanência

Permanência

Tempo em que o carbono armazenado por sequestro permanece em um reservatório, sem ser liberado novamente. Apenas reservatórios permanentes são aceitáveis para propósitos de política climática.

Entrada em vigor

Entrada em vigor

Acordos intergovernamentais, inclusive protocolos e emendas, não são válidos legalmente até que sejam ratificados por um certo número de países. Para a criação da UNFCCC, foram necessários 50 países; já para a ratificação do Protocolo de Quioto foram necessários...