ARPA

O Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA)  foi lançado em 2002 por meio do decreto federal nº4.326 e com início operacional em 2003, o programa ARPA objetiva proteger amostras significativas da biodiversidade amazônica numa escala inédita, reunindo o estado da arte em biologia da conservação e integração participativa de comunidades locais. O ARPA apenas apoia certas categorias de unidades de conservação e não contempla terras indígenas ou área militares.

Um total de 117 unidades eram apoiadas pelo ARPA em 2012 na Amazônia brasileira. Atualmente encontra-se na terceira fase, iniciada em 2014.

 

Veja também

See also

Desmatamento evitado

Desmatamento evitado

É a redução na taxa de desmatamento de uma área, de modo que a taxa de desmatamento resultante seja menor do que num cenário sem intervenção para diminuir o processo de conversão da floresta.

PNMC

PNMC

Sigla para Plano Nacional sobre Mudança do Clima, oficializa o compromisso voluntário do Brasil junto à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de redução de emissões de gases de efeito estufa entre 36,1% e 38,9% das emissões projetadas até 2020....

Difusão nos oceanos

Difusão nos oceanos

Processo pelo qual a atmosfera e a água trocam continuamente moléculas de dióxido de carbono (CO2). A difusão do dióxido de carbono nos oceanos é responsável por quase metade do carbono extraído da atmosfera. Os oceanos mais frios absorvem mais CO2 do que as águas...