Seu Estrelo: festejar figuras do Cerrado para exaltar o bioma por meio da cultura

16 de setembro de 2024 | Notícias

set 16, 2024 | Notícias

Por Mariana Abuchain*

Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro é um grupo criado há 20 anos que se tornou patrimônio cultural imaterial do Distrito Federal em 2024. Tico Magalhães, mestre do movimento, descreve que a tradição nasceu para contar como o bioma foi criado, por meio da mitologia e de figuras sagradas da biodiversidade. “O objetivo é levar essas figuras junto do batuque e do samba pisado – que é um ritmo criado também pelo grupo – para o Cerrado e para Brasília”.

É dessa forma lúdica, com apresentações, festejando e tocando, que o movimento pretende conscientizar as pessoas que habitam o bioma sobre a sua importância e como o ser humano está devastando-o de forma acelerada, impactando sua fauna e flora.

O grupo possui um Centro Tradicional de Invenção Cultural e recebe todos os ensaios e ações culturais. “É um espaço aberto a discussões e a essa busca pela ligação às invenções populares. Convidamos pessoas que tragam novos olhares, ciência popular, conhecimento. Já recebemos convidados como Ailton Krenak, Genipapos, Geni Núñes, Dona Fiota, Mestra Kalunga, líderes e mestres da nossa cultura popular”, conta Tico.

“A gente sempre fala muito dessa coisa de deixar o lugar habitar a gente e a tradição popular tem essa ligação muito profunda com o local, com a comunidade, com o próprio espaço. A cultura popular não é de panfletar, mas anuncia algo que já sabemos: a importância da natureza para todos”, conclui o mestre.

 



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also