Dez empreendedores da bioeconomia puderam expor seus produtos na 12ª edição da FITA (Feira Internacional do Turismo na Amazônia), realizada em Santarém (PA), no final do mês de agosto. A participação foi viabilizada pelo IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) em parceria com a Semas-PA (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará) por meio da Gerência de Bioeconomia.
Três dos empreendimentos são de agricultores familiares da região da Transamazônica e do Xingu que trabalham em parceria com o IPAM no projeto Sustenta & Inova, apoiado pela União Europeia.
“Nossa presença na feira é uma forma de apoiar e promover iniciativas locais que refletem o potencial da Amazônia”, diz Thaynara Cavalcante, analista de pesquisa do IPAM.
Expositora presente na feira, Jiovana Lunelli é da empresa Cacau Xingu – um dos empreendimentos apoiados pelo Projeto Sustenta & Inova. “Vejo a bioeconomia e os bionegócios como uma saída para a agricultura familiar, além de serem produtos saudáveis”, explica.
Segundo Lunelli, além da verticalização dos produtos à base de cacau, há diversas possibilidades de uso para outros componentes da floresta, como a castanha do Pará, o cumaru, o babaçu e o cupuaçu.
A feira possibilitou aos empreendedores oportunidades de negócios, networking e visibilidade para suas marcas. A Cacau Xingu foi um dos empreendimentos a fechar contratos e parcerias com empresários locais.
A Feira é uma realização do Governo do Pará, por meio da Setur (Secretaria de Estado de Turismo), que este ano teve o tema “Amazônia Viva: Encontros Mágicos nos rios Tapajós e Amazonas”. Houve ainda oficinas gastronômicas, apresentações culturais, palestras e mesas-redondas para discutir temas relevantes ao setor.
Em sua fala durante a abertura, Mauro O’de Almeida, Secretário da Semas-PA, falou sobre as iniciativas do governo para alavancar os empreendimentos sustentáveis. “O plano de bioeconomia acolhe a agricultura familiar e aqueles que querem empreender com soluções baseadas na natureza, com nossos ingredientes da floresta. É assim que nós vamos fazer a transformação socioeconômica do Estado do Pará”.
Sustenta & Inova: valorização e fortalecimento da agricultura familiar
O projeto Sustenta & Inova busca desenvolver e implementar práticas agrícolas sustentáveis e inovadoras, além de promover o desenvolvimento das cadeias de valor na Amazônia brasileira, com foco na conservação da biodiversidade; redução do desmatamento e restauração da paisagem; mitigação e adaptação às mudanças climáticas; e redução do desmatamento.
Na região Transamazônica, a iniciativa atua em seis municípios apoiando 20 empreendimentos e 250 famílias de agricultores familiares. As atividades incluem a regularização ambiental, intensificação dos sistemas produtivos, agregação de valor nas cadeias produtivas, comunicação para valorização da produção familiar e fortalecimento da gestão das organizações.
Os empreendedores recebem assistência técnica individual e coletiva; equipamentos ou insumos e apoio em obras e instalações para transição; capacitações sobre sistemas de produção, acesso ao crédito e suporte na adequação ambiental dos imóveis rurais.
Financiada pela União Europeia, a iniciativa é coordenada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e conta com a parceria do IPAM, do Cirad (Centro Francês de Pesquisa Agrícola para o Desenvolvimento Internacional) e da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).