Evento paralelo realizado pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) na noite de ontem (30) reuniu representantes do governo do Acre, do Fórum Global dos Governadores para Clima e Floresta (GCF, sigla em inglês) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) que discorreram sobre iniciativas subnacionais de programas de REDD+ no Brasil. Apesar do horário desfavorável, 8h15 da noite, quando os salões da conferência já estão consideravelmente vazios, o evento atraiu cerca de 80 pessoas que, ao final, tiveram chance de debater com os palestrantes e representantes indígenas da COIAB e de ONGs internacionais.
Osvaldo Stella, diretor do programa de Mudancas Climaticas do IPAM, abriu o evento apresentando a abordagem ‘aninhada’ (nested approach) de REDD+, contida no livro lançado na mesma ocasião pelo IPAM a versão em inglês do REDD no Brasil: um enfoque amazônico. Esta abordagem destaca a importância de coordenar os programas de REDD+ em diversos níveis governamentais, local, estadual e nacional.
Representante da coordenação brasileira do GCF, Mariana Pavan, explicou os objetivos e principais iniciativas do GCF, que reúne estados do Brasil, Indonésia, Nigéria, México e Estados Unidos em um esforço conjunto para implementar um mercado de carbono entre si. A apresentação destacou, sobretudo, a excelência do GCF nos estados do Acre, Amazonas, Pará e Amapá. Do governo do Acre, Monica de Los Rios abordou os principais aspectos do programa de pagamentos por Serviços Ambientais de seu estado. O histórico da iniciativa acreana e as diferentes etapas de elaboração do programa foram relatados na apresentação, com especial atenção para o processo participativo de regulamentação da iniciativa, incluindo diversos atores envolvidos em mecanismos de pagamento por Serviços Ambientais.
Por fim, Jorge Hargrave, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) falou sobre o lançamento da versão em inglês do livro Mudança do clima no Brasil: aspectos econômicos, sociais e regulatórios. Segundo Hargrave, o livro, por 46 autores, faz uma análise da temática de mudanças climáticas e REDD nas perspectivas, social, econômica, ambiental, política e cientifica.
Veja fotos do Evento:
Confira também:
Segundo dia do IPAM da Conferência: www.ipam.org.br/noticias/IPAM-na-COP-17-Segundo-dia-da-Conferencia/1522/destaque