Encontro estimula ações de combate ao garimpo ilegal em terras indígenas

20 de fevereiro de 2025 | Notícias

fev 20, 2025 | Notícias

Um programa de capacitação de experiências, acompanhado de uma oficina de comunicação, reuniu organizações indígenas de quatro estados da Amazônia Legal com o objetivo de compartilhar conhecimento sobre práticas de monitoramento territorial para identificar e denunciar o garimpo ilegal em terras indígenas. Realizadas entre 11 e 15 de fevereiro, em Boa Vista (RR), as atividades foram promovidas pelo UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), e CIR (Conselho Indígena de Roraima).

“Esse encontro busca promover uma troca de experiências entre o CIR, que tem um sistema de vigilância territorial já bem consolidado, e as organizações da região do Alto Tapajós, que também possuem sistemas bem organizados e querem desenvolvê-los ainda mais”, explicou Paula Guarido, coordenadora do Núcleo de Estudos Indígenas do IPAM.

Lucas Marubo, membro da equipe de vigilância da UNIVAJA (União dos Povos do Vale do Javari), destacou a relevância da atividade. “O encontro foi uma grande oportunidade de conhecer outras etnias que também trabalham na defesa de seus territórios. Pudemos mostrar o que fazemos no Vale do Javari, o que foi muito significativo para mim. Espero que aconteçam mais eventos neste formato”, comentou.

Oficina de comunicação

A formação em comunicação reuniu 8 jovens comunicadores representantes de organizações indígenas (Instituto Kabu, Instituto Raoni, Univaja, Hutukara Associação Yanomami, CIR e Organizações da Resistência do Alto Tapajós) que atuam em seus territórios, e teve o objetivo de promover a troca de experiências para a produção de materiais que conscientizem sobre o garimpo ilegal em terras indígenas.

Bruno Rodrigues, comunicador no CIR desde 2021, compartilhou sua experiência na oficina. “Estou muito feliz em participar. Essa formação é essencial para nós, jovens que atuamos na comunicação. Estou realizando um sonho de infância ao me aprimorar nessa área”, comemorou.

Conexão entre sistemas governamentais e indígena

As atividades fazem parte do projeto SAR – TI (Fortalecimento de Sistemas de Alerta Rápido e Respostas aos Crimes Ambientais relacionados à Mineração Ilegal do Ouro em Territórios Indígenas) do UNODC, em parceria com o IPAM. Seu objetivo é aprimorar a conexão entre os sistemas de vigilância territorial indígena e os governamentais, com foco em conferir fortalecer as ações contra o crime do garimpo em territórios indígenas.

“Nosso intuito é compreender como funcionam os sistemas de vigilância territorial dos povos indígenas e os sistemas do governo, criando estratégias para que se conectem de forma mais eficiente. Isso permitirá respostas mais rápidas aos alertas e denúncias de garimpo”, detalhou Paula Guarido.

Analista de comunicação do IPAM*



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also