Neste domingo, 15 de setembro, o Eixão do Lazer em Brasília será palco do evento Domingo do Cerrado no Eixão, que convida a comunidade a reconhecer a importância do bioma que abriga o Distrito Federal e mais 11 estados. Em comemoração ao Dia Nacional do Cerrado (11/9), a programação inclui uma série de atividades culturais e interativas, como a tradicional Corrida de Toras, em ato político em defesa do Cerrado protagonizado por mulheres indígenas Timbira e Xavante, além de atividades para crianças, apresentações musicais ao vivo, distribuição de materiais informativos e uma estação de hidratação com sucos de frutas típicas da Central do Cerrado.
O evento faz parte da campanha “Cerrado, Coração das Águas”, que visa sensibilizar o público sobre a relevância desse bioma essencial para a segurança hídrica e o equilíbrio climático. O Cerrado é o bioma que abriga o Distrito Federal e que desempenha um papel fundamental na distribuição de água para oito das 12 principais bacias hidrográficas do país. Confira mais informações sobre a importância do Cerrado no release.
Um exemplo marcante dessa função vital do bioma Cerrado é a Estação Ecológica Águas Emendadas, em Brasília, onde uma vereda de 6km de extensão distribui água em duas direções opostas: ao norte, alimenta a bacia do Tocantins-Araguaia, e ao sul, a bacia da Platina, evidenciando o Cerrado como verdadeiro “coração” que bombeia água para diversas regiões.
Confira a programação do Domingo do Cerrado no Eixão
9h – 10h: Corrida de Toras
Corrida de toras com mulheres indígenas dos Povos Timbira e Xavante
9h – 12h: Distribuição Gratuita de Sucos da Central do Cerrado
Sucos refrescantes feitos com frutas típicas do Cerrado
9h – 12h30: Óculos de Realidade Virtual
Vídeos 3D imersivos do Cerrado com óculos de realidade virtual
9h – 12h30: Exposição de Fotos e Oficina de Bomba de Sementes
Oficina de bomba de sementes para as crianças com a Escola da Árvore
10h – 11h: Contação de Mitologia e Roda de Conversa
Mestre Tico Magalhães compartilhará histórias fascinantes da mitologia do Cerrado
10h – 12h: Exposição de Figurinos do Fuá de Seu Estrelo
Exibição especial dos coloridos e tradicionais figurinos do grupo
11h – 11h50: Apresentação do Batuque do Fuá de Seu Estrelo
Apresentação de batuque com o grupo
12h – Choro no Eixo
Apresentação do Grupo Choro no Eixo
O Domingo do Cerrado é uma iniciativa do Instituto Cerrados, realizada em parceria com o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Rede Cerrado, WWF-Brasil, Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), agência Purpose e Escola da Árvore.
Sobre a campanha ‘Cerrado, Coração das Águas’
A campanha “Cerrado, Coração das Águas” tem o propósito de sensibilizar a opinião pública para o bioma que abriga as nascentes de oito das principais bacias hidrográficas do Brasil e é responsável por prover grande parte da água doce do país. Localizado no centro do país, o Cerrado ocupa mais de um quarto do território nacional e conecta a Amazônia, a Caatinga, o Pantanal e a Mata Atlântica. Devido ao desmatamento, o bioma já perdeu 50% de sua vegetação nativa. Esta campanha é uma realização conjunta do Instituto Cerrados (IC) com o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), o WWF-Brasil e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM). Saiba mais em www.cerrado.org.br.
Foto de capa: Araras-canindé no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Acervo ISPN/André Dib)