Documentário “O chamado do cacique” é lançado nesta terça-feira

16 de abril de 2024 | Notícias

abr 16, 2024 | Notícias

Por Lays Ushirobira*

O minidocumentário “O chamado do cacique: herança, terra e futuro” estreia nesta terça-feira (23), em evento gratuito na Caixa Cultural Brasília, das 18h às 22h. Na ocasião, serão exibidos também curtas de artistas indígenas: “Artesanato”, “Memórias nas coisas do vovô” e “Menire djapej: o trabalho das mulheres”.

A cerimônia de lançamento – que coincide com o Acampamento Terra Livre (22 a 26/04, em Brasília) e o Fórum Permanente das Nações Unidas sobre Questões Indígenas (15 a 26/04, em Nova York) – contará com a participação de líderes indígenas, representantes do governo, cientistas e sociedade civil. Entre os confirmados, estão Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas; Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima; Joênia Wapichana, presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); além de Beptuk Metuktire e Mayalú Txucarramãe, nova geração de lideranças da etnia Mebêngôkre (Kayapó), que representarão o cacique Raoni Metuktire no evento.

Produzido pelo projeto Amazoniar do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) em parceria com o Instituto Raoni, o filme foi gravado durante a reunião organizada em julho do ano passado pelo cacique Raoni, que uniu povos indígenas na aldeia Piaraçú, no Mato Grosso, em prol do futuro do planeta.

O documentário celebra a jornada do cacique em defesa dos direitos humanos enquanto destaca a oportunidade de diálogo entre os povos indígenas e não indígenas. Ilustra também as histórias pessoais que revelam a importância dos povos originários e trata das ameaças aos seus direitos e cultura. Além disso, aborda a transição para uma nova geração de líderes e o surgimento de lideranças das mulheres indígenas.

“Os povos originários mantêm uma relação íntima com seus territórios e são essenciais para que o país e o mundo se adaptem às mudanças climáticas. Eles estão dispostos a contribuir com a solução. Contudo, para oferecer essa contribuição à humanidade, precisam que seus direitos, territórios e tradições sejam respeitados. Somente assim, através de seu modo de vida, poderão contribuir significativamente para o equilíbrio climático global”, conta Lucas Ramos, coordenador do Amazoniar no IPAM e diretor do documentário.

“Ao produzir o documentário, nosso objetivo no Amazoniar foi contribuir para que os indígenas brasileiros projetem suas vozes e levem o chamado do cacique mais longe, para que todos somem à luta pelos direitos dos indígenas e, por consequência, contribuam para o equilíbrio climático mundial. Este não é apenas um chamado por ação. É um convite para escutar, aprender e preservar juntos com nossos povos originários”, disse Ramos.

A Caixa Cultural Brasília continuará a exibir as produções audiovisuais nos dias 24, 25 e 26. Confira a programação completa aqui.

Cartaz: Link 
Programação: Link 

Estreia do documentário “O chamado do cacique: herança, terra e futuro” 
Data: 23 de abril de 2024 (terça-feira), das 18h às 22h
Local: Caixa Cultural Brasília – Lotes 3/4, SBS Q. 4 – Asa Sul, Brasília – DF
O evento é gratuito e não requer inscrição, mas está sujeito à lotação máxima da Caixa Cultural Brasília

Sinopses 

“O chamado do cacique: herança, terra e futuro” 
Direção: Lucas Ramos e Rafael Coelho
Aos 91 anos, o cacique Raoni Metuktire, chefe dos Mebêngôkre (Kayapó) e uma das principais lideranças indígenas do país, segue firme na defesa dos direitos humanos e da Amazônia. Seu chamado reúne povos indígenas na aldeia Piaraçu, às margens do Rio Xingu, e ecoa para o resto do mundo: é preciso honrar os conhecimentos ancestrais e fortalecer o diálogo entre todos – indígenas e não indígenas – pelo futuro do planeta.

“Artesanato” 
Direção: Are Yudja
“Artesanato” explora o rico legado dos povos do Alto Xingu através de suas artes. Narrado pelas vozes de quatro artesãos, o filme destaca a transmissão de conhecimento de geração para geração, enfatizando a importância de manter vivas essas práticas para a preservação da identidade, da memória e da cultura indígena. Ao documentar a sabedoria incorporada nos artesanatos dos povos do Xingu, o curta é um testemunho poderoso da resistência cultural e um chamado à valorização das ricas tradições que formam o tecido da diversidade brasileira.

“Memórias nas coisas do vovô”
Direção: Matsi Waura Txucarramãe, Kokokaroti Txukahamãe Metuktire, Kaiani Trumai
“Memórias nas coisas do vovô” é um episódio da websérie “AMERIM COMUNICA” produzida por jovens cineastas Mebêngôkre (Kayapó) e explora as histórias deste povo através das lembranças compartilhadas por um Ancião com sua neta. Ao descobrir uma fotografia antiga, a neta inicia uma conversa íntima que revela a origem das aldeias Mebêngôkre  e o encontro marcante de seu avô com o líder Raoni. Este curta-metragem entrelaça a importância da memória e da transmissão de saberes entre gerações, destacando a rica cultura Mebêngôkre e sua identidade.

“Menire djapej: o trabalho das mulheres” 
Direção: Kokokaroti Txukahamãe Metuktire, Nhakmo Kayapó, Nhakpryky Metuktire, Bepunu Kayapó
Episódio da websérie “AMERIM COMUNICA” dos jovens cineastas Mebêngôkre (Kayapó), o curta adentra o universo singular das mulheres deste povo, capturando a essência de suas atividades diárias. O filme documenta os momentos de união e intimidade, quando juntas, elas se dedicam às práticas tradicionais de seu cotidiano. Também revela a leveza com que realizam suas tarefas, enquanto ressalta a força e o papel fundamental que desempenham na preservação da cultura e da sustentabilidade de sua comunidade. Este episódio serve como um registro vital para as futuras gerações Mebêngôkre, um lembrete poderoso do valor do trabalho feminino na estrutura social e cultural de seu povo.

Credenciamento de imprensa 

Jornalistas interessados em participar do evento de lançamento no dia 23/04 devem se credenciar preenchendo o formulário aqui.

Contato para imprensa 
Marcelo Freitas
+ 55 (61) 99964-2598
marcelo.freitas@ipam.org.br

Sara R. Leal
+ 55 (62) 99255-2742
sara.pereira@ipam.org.br

 

*Consultora de comunicação do Amazoniar



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also