Futuro da Amazônia passa pela busca de respostas a novas perguntas

6 de novembro de 2021 | Notícias

nov 6, 2021 | Notícias

A Amazônia e os caminhos para um desenvolvimento sustentável da região, que conciliem crescimento econômico e preservação ambiental, foram temas de um evento que o IPAM participou hoje, na COP26, que acontece em Glasgow (Escócia).

“Precisamos promover a ciência e entender a dinâmica da Amazônia. E não há solução mágica, então é preciso buscar a cooperação entre governos internacionais, setor privado, sociedade civil, instituições científicas e líderes políticos”, afirmou o diretor-executivo do instituto, André Guimarães.

A diretora de Ciência do IPAM, Ane Alencar, destacou que ainda há grandes questões a serem respondidas, mas fundamentais na construção desse caminho. “Quanto estamos perdendo como nação por não manter a floresta? Precisamos mostrar para a sociedade que a floresta tem um valor também financeiro, além do sentimental, biológico e social.”

O governador do Pará, Helder Barbalho, também presente no evento, reforçou a importância de estratégias estaduais e do Plano de Recuperação Verde, lançado pelo Consórcio Amazônia Legal, que estimula o combate ao desmatamento ilegal, a redução da emissão de gases estufa e a geração de emprego e renda.

“Não podemos estimular que haja um conflito na sociedade, sem aceitar ilegalidade”, disse o governador. “A floresta em pé não é um problema, é uma oportunidade. Buscamos o consórcio entre floresta e gente, as pessoas e o bioma.”



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also