O Brasil polariza o debate sobre a exploração de petróleo na Foz do Amazonas e perde a oportunidade de liderar pelo exemplo trocando os combustíveis fósseis, que agravam as mudanças climáticas, por biocombustíveis.
A avaliação foi feita por André Guimarães, diretor executivo do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) durante o evento “COP 30: momento decisivo para o enfrentamento da crise climática global, promovido, em Belém, pelos jornais “O Globo” e “Valor Econômico” e pela rádio CBN.
“Essa discussão está no lugar errado. Estamos fazendo um Fla-Flu, é sim ou não ao petróleo. Qual o melhor investimento para o Brasil: é furar petróleo na Margem Equatorial da Amazônia ou investir em biocombustíveis?”, questionou.
“Olhemos para as oportunidades que as mudanças climáticas pode trazer para o nosso país. Para nós, liderar pelo exemplo é possível fazer essa virada, gerando renda e emprego com os estados que precisam de royalties para se desenvolver”
André Guimarães também falou sobre os impactos da emergência climática para o agronegócio. “Historicamente, temos uma distribuição correta de chuva. Chove quando tem que germinar o grão, e para de chover quando tem que colher. Mas a atual desorganização do ciclo natural de chuvas, consequência do desmatamento, coloca a segurança alimentar do planeta em risco. Nesse cenário, a floresta, a vegetação nativa, passa a ser um fator de produção, e não um obstáculo a ser vencido para fazer agricultura.”
O diretor executivo do IPAM também apresentou soluções para a reduzir as emissões de gases do efeito estufa do Brasil.
“Metade das emissões do país decorrem do desmatamento. Em torno de 90% é ilegal. Se a gente combater o crime, se a gente parar de desmatar ilegalmente, a gente resolve quase metade do problema das emissões brasileiras”, enfatizou.
O painel reuniu também Helder Barbalho, governador do Pará; Paulo Artaxo pesquisador da USP (Universidade de São Paulo); e Rafaela Guedes, senior fellow no Cebri (Centro Brasileiro de Relações Internacionais).
Foto de capa: Marcelo Freitas/IPAM