Mensagem de André Guimarães, diretor executivo do IPAM, sobre a conferência do clima em Belém de 10 a 21 de novembro
A conferência do clima volta ao Brasil fortalecida depois de 32 anos da passagem que inaugurou as COPs pelo mundo desde então. Sem elas, estaríamos em rota para um superaquecimento de 4°C na temperatura média do planeta – em vez dos 2,8°C previstos conforme as metas climáticas anuais.
Devemos ainda limitar o aquecimento do planeta preferencialmente a 1,5°C pelo Acordo de Paris. Mesmo acima disso, cada décimo de temperatura importa. Enquanto guerras armamentistas e tarifárias tomam espaço, as mudanças climáticas estão se agravando e seus efeitos provocam cada vez mais eventos extremos com consequências irreparáveis.
É um momento delicado para a vida na Terra. Oportuno para que boas ideias e novas lideranças surjam, com criatividade, para nos guiar para fora da emergência do clima.
A esperança que depositamos na COP30 é a esperança no Brasil e em países que seguem comprometidos com a agenda climática, especialmente do Sul Global. Além do Brasil, Índia, Indonésia, África do Sul e China já apresentaram a atualização de suas Contribuições Nacionalmente Determinadas, mostrando o alinhamento para uma nova jornada.
A COP30 inaugura a era da implementação e do aumento da ambição, mas também da harmonia e da busca por cooperação com vistas ao multilateralismo. O novo ciclo, na esteira de Paris, encontra em Belém o mutirão necessário para avançar.
São mais de 160 países que se reunirão nos próximos dias com a missão de refletir nas negociações os compromissos necessários para um futuro alinhado com a continuidade da nossa vida no planeta.
Nós, do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), estaremos acompanhando tudo de perto, como representantes da sociedade civil brasileira e observadores da UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima). Assim como fazemos há 30 anos, compartilhando soluções para o clima, pensadas com as pessoas e a natureza.
Convidamos você a participar! Veja a agenda de eventos e junte-se ao IPAM na COP30.

