Presidente do conselho do IPAM é eleita para Academia de Ciências dos EUA

11 de maio de 2021 | Notícias

maio 11, 2021 | Notícias

Uma das maiores autoridades do Brasil em estudos de mudanças climáticas, Mercedes Bustamante foi eleita, no fim de abril, para se tornar membro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. Atualmente, ela é Presidente do Conselho Deliberativo do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) e professora do departamento de Ecologia da UnB (Universidade de Brasília).

Seu nome está entre os 18 brasileiros mais citados em 2020 no portal Web of Science, que divulga os pesquisadores mais mencionados em trabalhos científicos no mundo. Segundo Bustamante, a ciência é um esforço colaborativo e a indicação é um reconhecimento compartilhado com muitos alunos e pesquisadores de várias instituições em todo o país.

“Ela vem em um momento crítico em que é preciso reforçar a qualidade da pesquisa feita no Brasil e garantir seu fomento. É a geração de conhecimento sobre os nossos ecossistemas que vai pavimentar um caminho robusto para a sustentabilidade”, aponta a pesquisadora.

Referência quando o assunto é Cerrado, a conselheira do IPAM também é integrante do corpo editorial do periódico Oecologia (Springer Verlag), membro dos comitês científicos internacionais do Programa de Grande Escala Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA, na sigla em inglês), Programa Internacional de Geosfera-Biosfera (IBGP, na sigla em inglês) e da coordenação da rede de pesquisa ComCerrado (MCT).

Veja também

See also