por Sara Leal*
Em seus 30 anos de história, o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) participou de todas as conferências de clima como observador da UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima). Na COP30, que ocorre em Belém durante novembro deste ano, o instituto levará seu legado de ciência e soluções.
Durante aproximadamente 100 eventos e discussões dos quais participará, o IPAM reforçará o papel da conservação da vegetação nativa como uma das principais soluções para mitigar os impactos das mudanças climáticas, envolvendo as pessoas que vivem na e da floresta. Sua atuação se dará em quatro espaços principais: Blue Zone, Green Zone, Casa Balaio e Agri Zone. A agenda completa está em constante atualização e pode ser consultada aqui.
Os temas a serem apresentados por especialistas do instituto são: Gestão e Monitoramento do Fogo; Financiamento Climático; Agricultura e Produção de Alimentos; Florestas Públicas Não Destinadas; Adaptação e Resiliência Climática; Pontos de Inflexão Sociais; Justiça Climática; Monitoramento de Emissões de Gases do Efeito Estufa; Bioeconomia; Biodiversidade; Povos e Comunidades Tradicionais.
Sul Global em evidência
Entre os destaques estão eventos em parceria com organizações chinesas para reforçar o multilateralismo e a segurança alimentar em conciliação com a conservação da natureza. A discussão principal ocorrerá em evento paralelo oficial da COP30 na Blue Zone, em 10 de novembro.
No dia 12, a Casa Balaio terá um dia dedicado às parcerias sino-brasileiras em diálogo com o Sul Global no evento “Florestas, agricultura e economia verde no Sul Global” (clique aqui para se inscrever e aqui para ver a programação).
Amazônia 2050
Outro destaque é a apresentação da “Estratégia 2050 ” em 11 de novembro, no Hub da Amazônia, pavilhão do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal na Blue Zone. O plano de longo prazo reúne ações e prioridades já em curso nos Estados da Amazônia Legal, com foco no desenvolvimento sustentável da região amazônica até 2050.
Dia de atividades
No dia 13 de novembro, a Casa Balaio terá um dia de atividades promovidas pelo IPAM, como a realização da 7ª edição do Proteja Talks, com o tema “Uso do Fogo Tradicional em tempos de mudanças”. O evento promove a troca de experiências na conservação de áreas protegidas, reunindo povos e comunidades tradicionais, líderes, gestores e ativistas.
No mesmo dia, ciclistas da expedição científica TransCerrado compartilharão suas experiências pela preservação do Cerrado e haverá exibição das produções audiovisuais do instituto durante todo o dia no “Cine IPAM”. Entre eles, o documentário “Manaus Extrema”, que retrata os impactos da seca do Rio Negro, e “O Chamado do Cacique: Herança, Terra e Futuro”, que destaca a trajetória do cacique Raoni Metuktire.
O IPAM participará, ainda, do “Fórum Internacional de Agricultura Familiar e das Comunidades Tradicionais: Soluções Adaptativas para as populações do Sul Global”, a ser realizado na Agri Zone, espaço da Embrapa, entre os dias 13 e 17 de novembro.
*Coordenadora de Comunicação do IPAM