Conselheiros do IPAM estão entre os pesquisadores mais citados do mundo

19 de novembro de 2020 | Notícias

nov 19, 2020 | Notícias

Dois conselheiros do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) fazem parte da lista de cientistas mais citados em 2020, organizada pela Clarivate Analytics, portal especializado em processamento de dados. O levantamento, divulgado nessa quarta-feira (18/11), apresenta 3,8 mil nomes de destaque em todo o mundo.

Mercedes Bustamante, presidente do Conselho Deliberativo do IPAM e professora da Universidade de Brasília, (UnB) e Paulo Artaxo, conselheiro do IPAM e professor da Universidade de São Paulo (USP), estão entre os 10 brasileiros mais citados.

“A inclusão na lista é fruto do trabalho conjunto com muitos outros pesquisadores, nacionais e internacionais, e alunos nos diferentes níveis”, comentou Bustamante sobre o reconhecimento. “Destaco também que três dos nomes da lista de brasileiros atuam na área de meio ambiente, biodiversidade e conservação. Já é tempo que essa ciência ambiental robusta seja mais ouvida na formulação de políticas públicas”, concluiu.

Paulo Artaxo também comentou a divulgação, destacando que “ciência é um trabalho cooperativo” e que ter seu “árduo trabalho reconhecido pelo número de citações em escala global” comprova que outros pesquisadores reconhecem a importância dos esforços feitos em campo e na academia.

“Fazer ciência inovadora na Amazônia é fácil, pois entender como funciona a Amazônia e como o desordenado processo de ocupação está alterando o funcionamento do bioma é muito importante para o planeta. Entender como funciona o sistema climático global e as alternativas para mitigar emissões é também fascinante”, declarou.

A lista completa pode ser lida aqui.

Veja também

See also