Catástrofe no Rio Grande do Sul mostra a urgência de ação climática global

3 de maio de 2024 | Notícias

maio 3, 2024 | Notícias

O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) expressa sua solidariedade e preocupação com os temporais que assolam o Rio Grande do Sul. As chuvas torrenciais, que já afetam rios de todo o estado com níveis históricos, impactam milhares de pessoas. Eventos extremos como estes exigem medidas urgentes para combater o aquecimento global.

Os impactos das tempestades na sociedade gaúcha demonstram que, se persistirmos com a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento das florestas do planeta, eventos climáticos severos e extremos, como chuvas intensas e secas escaldantes, se tornarão cada vez mais frequentes.

Considerado pelas autoridades como o maior desastre da história do Rio Grande do Sul, o cenário acende alerta: a proteção do meio ambiente e a luta contra as mudanças climáticas exigem o engajamento para um futuro mais sustentável.

A catastrófica situação em Porto Alegre, a capital, evidencia o grande desafio de promover a adaptação às mudanças climáticas de forma urgente. Para além da mitigação e adaptação, é importante que os estados se preparem para atuar nesses casos, reduzindo a exposição das famílias aos riscos climáticos e aumentando a capacidade de resposta governamental.

Para o Brasil, país diverso e grande produtor agrícola, a demanda por ações de combate às mudanças climáticas, como o fim do desmatamento, e de adaptação, como o reflorestamento, é extremamente urgente. Sem medidas eficazes, corremos o risco de comprometer nosso futuro.

Sobre o IPAM

O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) é uma organização científica, não governamental, apartidária e sem fins lucrativos que desde 1995 trabalha pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia e do Cerrado. Nosso propósito é consolidar, até 2035, o modelo de desenvolvimento tropical da Amazônia, por meio da produção de conhecimento, implementação de iniciativas locais e influência em políticas públicas, de forma a impactar o desenvolvimento econômico, a igualdade social e a preservação do meio ambiente.

Informações para a imprensa
Camila Santana
(61) 98177.0195

Foto: Gilvan Rocha/Agência Brasil



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also