O GCF é uma força tarefa subnacional estabelecida com base em um memorando de entendimentos, assinado em 2008, que fornece a base para a cooperação em inúmeros assuntos relacionados a política climática, financiamento, troca de tecnologia e pesquisa.
Um total de 38 estados e províncias do Brasil, Colômbia, Costa do Marfim, Equador, Espanha, Estados Unidos, Indonésia, México, Nigéria e Peru trabalham para construir programas jurisdicionais robustos que integrem políticas de REDD+ a outras ações que reduzam as emissões de gases causadores do efeito estufa.
O GCF baseia-se na noção de que governos subnacionais fornecem oportunidades únicas para a inovação e a liderança políticas, e que os esforços bem sucedidos para proteger as florestas, reduzir as emissões e melhorar a vida das pessoas devem ser baseados em programas jurisdicionais, em vez de projetos e atividades individuais.
A abordagem jurisdicional fornece uma plataforma chave para o alinhamento entre políticas de diferentes setores e reúne múltiplas atividades públicas e privadas, a fim de se obter um trabalho amplo para o desenvolvimento rural com baixas emissões.
Além disso, o GCF apoia o esforço em rede para promover a governança em diferentes escalas. Isso inclui o próprio grupo, que encoraja o aprendizado e a colaboração crescente entre os membros; uma rede ampliada de instituições internacionais, governos, atores da sociedade civil e comunidades que cooperam em diversas atividades e iniciativas relacionadas ao desenvolvimento com baixa emissão de carbono; e a rede de gestores e seus parceiros da sociedade civil que operam em seus próprios estados e província, e que fornecem a base necessária para que a abordagem jurisdicional seja bem sucedida.
Mais informações pode ser obtidas em https://gcftf.org.