Brasil e UE discutem a sustentabilidade das cadeias da carne e do couro

5 de outubro de 2022 | Notícias

out 5, 2022 | Notícias

A Comissão Europeia, por meio do programa AL-INVEST Verde e o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) organizaram no dia 15 de setembro, em Brasília, a conferência de encerramento da série de três “Diálogos técnicos sobre a sustentabilidade e rastreabilidade das cadeias de valor de carne e couro”, realizada entre março e maio de 2022, e uma mesa redonda anterior, em dezembro de 2021.

Essa iniciativa criou um fórum para discussão sobre os desafios, oportunidades e ações futuras voltadas à transparência e sustentabilidade das cadeias de valor da carne bovina e do couro no Brasil, bem como a importância das políticas públicas.

Participaram da abertura da conferência o Embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez; o Chefe da Unidade de Relações Comerciais com a América Latina, DG TRADE, Comissão Europeia Embaixador da União Europeia no Brasil, Paolo Garzotti; e a Coordenadora Geral de Produção Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Marcella Teixeira.

O embaixador da UE considerou o momento atual decisivo para “a transição para economias mais verdes” e destacou que “o Brasil e a União Europeia têm uma oportunidade única de trabalhar juntos para construir instrumentos que promovam cadeias de valor mais sustentáveis”.

Ybáñez também se referiu à proposta da Comissão do Regulamento sobre produtos sem desmatamento que, segundo ele, visa “contribuir para o combate às alterações climáticas e à perda de biodiversidade associada à deflorestação global”, afirmando que a legislação se aplicará igualmente aos bens produzidos tanto dentro e fora da União Europeia. “A UE contribui consumindo uma parte significativa dos produtos associados ao desmatamento. Portanto, tem a responsabilidade de contribuir para a sua eliminação”, expressou.

Paolo Garzotti destacou que “a rastreabilidade da carne bovina e do couro pode ser um elemento importante e simbólico para uma relação comercial sustentável entre o Brasil e a UE ao implementar os sistemas necessários para a conformidade”.
Marcella Teixeira referiu-se à nova versão do Plano Setorial Brasileiro de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agricultura e Pecuária – o “Plano ABC+”-, que em sua primeira década de implementação “superou todas as metas estabelecidas”. Ela destacou que o plano apoia os programas promovidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, ressaltando “o compromisso dos produtores brasileiros com as agendas de produção sustentável e proteção ambiental”. Nesse sentido, ela mencionou “a importância do Brasil no contexto global como potência agroambiental” e pediu o fortalecimento e consolidação desse papel.

Sistemas de rastreabilidade

Nos dias 2 e 3 de dezembro de 2021, o AL-INVEST Verde e o IPAM organizaram a conferência de abertura para analisar a sustentabilidade e rastreabilidade das cadeias de valor da carne bovina e do couro no Brasil. Entre março e maio de 2022, foram realizados três diálogos técnicos que contaram com a participação de dezenas de atores.

Com base nesses diálogos e por meio de entrevistas com os principais stakeholders, o IPAM realizou um estudo sobre iniciativas de rastreabilidade nas cadeias de valor de carne bovina e couro no Brasil. O diretor executivo do IPAM, André Guimarães, apresentou os resultados deste estudo, que identificou 13 iniciativas de rastreabilidade atualmente implementadas no país, seus benefícios e recomendações para dar escala a esses sistemas.

O evento foi concluído com dois painéis de discussão, o primeiro sobre o papel do setor privado na transparência e rastreabilidade nas cadeias de valor da carne e do couro; e, o segundo, sobre o papel do setor público na promoção de sistemas de transparência e rastreabilidade para reduzir o risco de desmatamento. Todos os panelistas concordaram com a importância dessas questões e também concordam que é necessário um esforço coletivo para que as melhores práticas sejam adotadas, buscando apoio de todos na implementação de sistemas de rastreabilidade.

A EU pretende dar seguimento ao processo através de um ou dois projetos específicos para apoiar o desenvolvimento de sistemas de rastreabilidade da cadeia da carne e do couro no Brasil. Para isso, está dialogando com alguns governos dos Estados afim de identificar melhores oportunidades de parceria.



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also