Terras indígenas na Amazônia brasileira: do orçamento à mitigação da mudança climática

30 de setembro de 2015

set 30, 2015

Ana Carolina Crisostomo, Ane Alencar, Isabel Mesquita, Isabel Castro Silva, Martha Fellows Dourado, Paulo Moutinho, Valderli Piontekowski

Na Amazônia brasileira, os povos indígenas detêm uma parcela significativa das florestas da região. O conjunto de suas Terras cobre cerca de 110 milhões de hectares e agrega aproximadamente 30% do carbono florestal da região, o que corresponde a algo por volta de 13 bilhões de toneladas de carbono. As Terras Indígenas (TIs) amazônicas desempenham um papel fundamental na contenção do avanço do desmatamento na região. Por conseguinte, têm um papel extremamente relevante para a conservação da biodiversidade e para o cumprimento das metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) assumidas pelo Brasil através da lei que estabeleceu a Política Nacional de Mudança do Clima (PNMC, Lei nº 12.187/2009).

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Boletim "Tanguro em Pauta" – 4

Boletim "Tanguro em Pauta" – 4

A quarta edição do boletim “Tanguro em Pauta” traz um pouco da his¬tória do cofundador do IPAM e pesquisador sênior, Paulo Moutinho, e sua relação com a ciência. Na página três uma reportagem mostra os resultados de experimentos que envolvem insetos aquáticos. Você também confere os debates de um seminário sobre agricultura e conservação, e fica por dentro de como foi a visita de intercambistas na Fazenda Tanguro.