Povos indígenas e o mecanismo de redução de emissões por desmatamento e degradação florestal (REDD+) na Amazônia brasileira

28 de setembro de 2013

set 28, 2013

Demian Nery, Mariana Christovam, Isabel Mesquita, Juliana Splendore, Osvaldo Stella, Paulo Moutinho

Espera-se que as informações aqui reunidas possam contribuir para uma discussão qualificada e participativa de REDD+, especialmente para a Estratégia Nacional de REDD+ (ENREDD), atualmente em discussão no âmbito de um Comitê Interministerial, liderado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Ainda, almeja-se que as informações condidas neste trabalho contribuam para a construção de um sistema justo e equitativo de repartição de potenciais benefícios de iniciativas de REDD+ que seja voltado para o desenvolvimento dos povos indígenas e de suas organizações. Finalmente, os subsídios aqui fornecidos poderão apoiar as discussões internacionais sobre REDD+ e de outros programas correlatos, tais como o Programa de REDD da ONU (UN-REDD) e as iniciativas do Banco Mundial (FCPF, Carbon Fund e FIP) atualmente em curso.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Deep soils modify environmental consequences of increased nitrogen fertilizer use in intensifying Amazon agriculture

Deep soils modify environmental consequences of increased nitrogen fertilizer use in intensifying Amazon agriculture

Intensively-managed croplands and nitrogen (N) fertilizer use are expanding rapidly in tropical regions. We quantified fertilizer responses of maize yield, N2O emissions, and N leaching in an Amazon soybeanmaize double-cropping system on deep, highly-weathered soils in Mato Grosso, Brazil.