Os incêndios no Brasil em 2024 geraram níveis históricos de emissões

4 de dezembro de 2025

dez 4, 2025

Bárbara Zimbres¹, Camila Silva, Celso Silva Junior, Gabriel Quintana, Wallace Silva, Vera Arruda, Ana Carolina Pessôa, Jarlene Gomes, Ane Alencar

O objetivo deste policy brief foi estimar as emissões brutas de gases de efeito estufa causadas pelos incêndios de 2024 no Brasil e destacar a relevância desse componente no perfil de emissões do país. Para isso, desagregamos a análise das áreas afetadas pelo fogo por bioma e tipo de vegetação, incluindo vegetação nativa e pastagens, que juntas representam 93% da área total queimada no país em 2024.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

O programa “Agricultura de Baixo Carbono” do Brasil: Barreiras para a sua implementação<!--:-->

O programa “Agricultura de Baixo Carbono” do Brasil: Barreiras para a sua implementação

Para entender as causas da lentidão de adesão ao Programa ABC, o IPAM aplicou mais de 40 entrevistas com diversos grupos do setor produtivo e do governo. Por meio destas entrevistas, foram identificadas barreiras para a implementação de práticas sustentáveis no âmbito do programa. Os resultados destas entrevistas estão apresentados neste documento.