O manejo comunitário de lagos na Amazônia

30 de setembro de 2001

set 30, 2001

Fábio de Castro, David McGrath

Paralelo ao movimento dos seringueiros para proteger as florestas e seu modo de vida, comunidades ribeirinhas da várzea do Rio Amazonas têm se organizado para proteger seus lagos da pressão da pesca comercial. No processo, as comunidades estão desenvolvendo uma nova forma de manejar seus recursos pesqueiros que representa uma adaptação às novas condições, resultando do desenvolvimento da pesca comercial. O elemento central dessa nova estratégia é o acordo de pesca, em que uma ou mais comunidades delimita um conjunto de lagos de várzea e define regras de pesca.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Guia do capacitador

Guia do capacitador

Este material é um Guia para os técnicos, participantes no Programa CapGestão Amazônia. Ele apresenta, de forma rápida e sistemática, um conjunto de ferramentas que poderá apoiar no desenho e implementação das oficinas pelos (as) técnicos (as) com os grupos locais (grupos informais, Associações e Cooperativas).

Amazon-Bonn: report

Amazon-Bonn: report

In November 14, 2017, the Ministry for Environment of Brazil and the Legal Amazon State Governors Forum, besides the Ministry for Economic Cooperation and Development of Germany (BMZ), the Amazon Fund and the Amazon Environmental Research Institute (IPAM), invited...