Guia prático: Marcas coletivas para a comercialização de produtos da agricultura familiar

14 de julho de 2020

jul 14, 2020

Mapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudia de Souza, Gunter Viteri, Ladjane Ramos Caporal, Wellington Gomes dos Santos, André Machado, Débora Gomide Santiago, Carmem Priscila Bocchi, Eudoxio Antonio Batista Junior, João Bosco Marques da Cunha, Patrícia Metzler Saraiva, Fernando Camargo, Alexander Rose, Mariana Bitencourt, Anelise Stumpf, Daniel Dias Moreira, Luciana Avellar, Adriano Gambarini, Marizilda Cruppe, Rodrigo Azevedo, Acervo Festival Rio Gastronomia

 

O presente documento pretende informar e disponibilizar aos interessados uma série de ferramentas conceituais, junto com os procedimentos necessários para o processo de concepção à solicitação do registro da marca coletiva. Aqui desenvolvemos um passo a passo para os leitores.

Ademais, são apresentadas experiências concretas que podem servir como referências e fonte de inspiração para aqueles que estejam interessados em obter as suas marcas coletivas. Não obstante, cabe alertar para o fato de que essas são apenas referências. As marcas coletivas devem respeitar as condições locais e particulares de cada região, assim como os valores culturais e condições socioeconômicas de cada grupo social a ela associado.

Esta edição foi elaborada pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), no âmbito do Projeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável, em colaboração com o Consórcio Eco Consult/IPAM.

O material faz parte do Módulo Laranja, chamado “Diferenciação de Mercados”, um dos sete temas  que compõem o Programa CapGestão Amazônia.

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