O presente documento pretende informar e disponibilizar aos interessados uma série de ferramentas conceituais, junto com os procedimentos necessários para o processo de concepção à solicitação do registro da marca coletiva. Aqui desenvolvemos um passo a passo para os leitores.
Ademais, são apresentadas experiências concretas que podem servir como referências e fonte de inspiração para aqueles que estejam interessados em obter as suas marcas coletivas. Não obstante, cabe alertar para o fato de que essas são apenas referências. As marcas coletivas devem respeitar as condições locais e particulares de cada região, assim como os valores culturais e condições socioeconômicas de cada grupo social a ela associado.
Esta edição foi elaborada pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), no âmbito do Projeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável, em colaboração com o Consórcio Eco Consult/IPAM.
O material faz parte do Módulo Laranja, chamado “Diferenciação de Mercados”, um dos sete temas que compõem o Programa CapGestão Amazônia.