Guest Article: Sharing Risks and Avoiding Risks of REDD in Tropical Forests

30 de novembro de 2009

nov 30, 2009

Erika Pinto, Paula Moreira, Ricardo Rettmann, Paulo Moutinho, Flavia Gabriela Oyo França, Osvaldo Stella Martins

Boletim Mensal de Povos Indígenas & REDD, do Centro de Estudos Avançados, Iniciativa de Conhecimento Tradicional da Universidade da ONU (http://thereddsite.wordpress.com/2009/11/30/guest-article-sharing-risks-and-avoiding-risks-of-redd-in-tropical-forests/).

Os autores falam da importância da participação das populações indígenas e tradicionais para aplicação do REDD e utilizam, como exemplo, o projeto de mecanismo de desmatamento evitado da Transamazônica. O documento está disponível para consulta somente em inglês.

FRANÇA, F.G.; PINTO, E.; MOUTINHO, P.; RETTMANN, R. e STELLA, O. Guest Article: Sharing Risks e Avoiding Risks of REDD in Tropical Forests. Jan, 2010.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Assentamentos Sustentáveis na Amazônia: agricultura familiar e sustentabilidade ambiental na maior floresta tropical do mundo

Assentamentos Sustentáveis na Amazônia: agricultura familiar e sustentabilidade ambiental na maior floresta tropical do mundo

Coordenado pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) entre 2012 e 2017, o projeto “Assentamentos Sustentáveis na Amazônia (PAS): o desafio da produção familiar em uma economia de baixo carbono”, que será apresentado nesta publicação, fornece subsídios para a construção desse novo modelo de agricultura familiar, capaz de enfrentar os desafios impostos pela agricultura de baixo carbono e de levar desenvolvimento sustentável para a região. Em cinco anos de atividades, o PAS beneficiou 2.700 famílias de três assentamentos de reforma agrária no Estado do Pará, mostrando que é possível reduzir o desmatamento em 73% e aumentar a produção, em média, em 120%. Para chegar a esse resultado, foram empregadas medidas para regularização ambiental, melhoria dos sistemas produtivos, fomento da cadeia de valor e valorização da floresta em pé, que serão apresentadas neste sumário executivo e detalhadas na publicação.