Desenvolvimento territorial e governabilidade na Amazônia brasileira: o caso do território da BR-163

27 de março de 2008

mar 27, 2008

Rosana Costa, Richard Pasquis, Maira Le Moal

Estudo no território da BR-163 (Estado do Pará) que analisa os resultados iniciais da política de desenvolvimento territorial do governo atual e o longo caminho que resta em termos de apropriação do processo e efetiva participação de todos os atores no planejamento e manejo.

COSTA, ROSANA; PASQUIS, RICHARD; LE MOAL, MAIRA. Desenvolvimento territorial e governabilidade na Amazônia brasileira: o caso do território da BR-163. Barcelona, mar. 2008.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Fazer-se ouvir, fazer-se entender – atuação política interétnica da COICA nas negociações sobre o clima com a proposta de REDD+ Indígena Amazônico

Fazer-se ouvir, fazer-se entender – atuação política interétnica da COICA nas negociações sobre o clima com a proposta de REDD+ Indígena Amazônico

O artigo analisa como uma organização indígena pluritétnica (a Coordinadora de las Organizaciones Indígenas de la Cuenca Amazónica – COICA) atua nas negociações internacionais do clima e faz-se ouvir em espaços políticos regidos por regras e lógicas não-indígenas, nos quais observam-se limitações significativas para o estabelecimento de um diálogo interétnico efetivo.