Cerrado e Terras Privadas

7 de outubro de 2025

out 7, 2025

Dhemerson E. Conciani; Fernanda F. Ribeiro; Roberta C. Rocha; André F. A. Andrade; Bárbara C. Silva; Vera L. S. Arruda; João P. F. M. Ribeiro; Ray P. Alves; Carlos C. Durigan; Carolina S. D. Guyot; Ana Carolina M. Pessôa; Filipe V. Arruda; Luiz F. M. Martenexen; Ane Alencar

A Conferência do Clima das Nações Unidas, COP30, que será em novembro, em Belém, traz a Amazônia para o centro da discussão global sobre o clima, mas não pode deixar de fora debates e propostas sobre o Cerrado, alerta um policy brief desenvolvido por cientistas do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia). Com o avanço do desmatamento, o bioma necessita cada vez mais de soluções adaptadas à realidade da savana, destacam os pesquisadores.

Apesar de ser a savana mais biodiversa do planeta e concentrar 60% da produção agrícola brasileira, o Cerrado segue sub-representado nas políticas nacionais e na agenda climática internacional. Atualmente, dos mais de 30 mil Projetos de Lei, Emendas Constitucionais e Medidas Provisórias em tramitação na Câmara dos Deputados, apenas oito tratam da proteção ou da criação de áreas de conservação específicas para o bioma.

De acordo com o Código Florestal Brasileiro, o percentual de Reserva Legal é de 20% para propriedades no Cerrado; e de 35% para áreas de Cerrado localizadas na Amazônia Legal. Na prática, isso significa que, embora cerca de 45% da área total das propriedades privadas ainda esteja coberta por vegetação nativa, até 31 milhões de hectares, equivalente à área da Polônia ou sete vezes a área do Estado do Rio de Janeiro, permanecem passíveis de desmatamento legal.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

ODS 13

Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

A Compensação pela Redução do Desmatamento Tropical na Convenção Quadro de Mudança Climática da ONU e os Povos da FlorestaCompensation for the Reduction of Tropical Deforestation at the UN Framework Convention on Climate Change and Forest Peoples

A Compensação pela Redução do Desmatamento Tropical na Convenção Quadro de Mudança Climática da ONU e os Povos da FlorestaCompensation for the Reduction of Tropical Deforestation at the UN Framework Convention on Climate Change and Forest Peoples

A seguinte apresentação traz uma estimativa do futuro das florestas tropicais sob a perspectiva atual.The following presentation provides an estimate of the tropical forests future from today's perspective.

Não é só sobre comércio

Não é só sobre comércio

Este documento resume os principais temas abordados em uma série de consultas e entrevistas sobre o acordo UE-Mercosul com representantes de organizações locais, coletivos e comunidades indígenas e tradicionais do Brasil, da Argentina e do Paraguai. Ele oferece informações valiosas sobre as perspectivas e preocupações dos membros de comunidades do Mercosul.

Fortalecimento na gestão de empreendimentos da agricultura familiar da Amazônia: a experiência de municípios paraenses nos programas CapGestão e CapGestores

Fortalecimento na gestão de empreendimentos da agricultura familiar da Amazônia: a experiência de municípios paraenses nos programas CapGestão e CapGestores

A publicação “O Fortalecimento na gestão de empreendi mentos da agricultura familiar da Amazônia” chega como um material essencial para compreender a experiência de cidades paraenses a partir das ações dos programas CapGestão e CapGestores. A obra aponta ainda de que modo a Amazônia pode se beneficiar com iniciativas que trabalham para fortalecer habilidades e capacidades nos serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER).