Cerrado deforestation threatens regional climate and water availability for agriculture and ecosystems

8 de setembro de 2022

set 8, 2022

Ariane A Rodrigues, Marcia N Macedo, Divino V Silvério, Leandro Maracahipes, Michael Coe, Paulo Brando, Julia Shimbo, Raoni Rajão, Britaldo Soares-Filho, Mercedes Bustamante

A conversão de áreas nativas do Cerrado para pastagens e agricultura já tornou o clima na região quase 1°C mais quente e 10% mais seco. O estudo abordou impactos históricos e futuros da expansão agrícola sobre o clima regional do Cerrado, um hotspot global de biodiversidade.

O trabalho foi liderado por pesquisadores da UnB (Universidade de Brasília), em colaboração com outras universidades e instituições de pesquisa tais como o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia) e o Woodwell Climate Research Center.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Manual Desenvolvimento Organizacional Participativo – Fortalecimento de Organizações de Base

Manual Desenvolvimento Organizacional Participativo – Fortalecimento de Organizações de Base

O objetivo deste manual do DOP, Desenvolvimento Organizacional Participativo, é qualificar consultores e técnicos que, em suas práticas, têm uma atuação direta com as organizações de base, apoiando-as no seu fortalecimento e desenvolvimento, por meio da consultoria e/ou assessoria organizacional como processo sistêmico.